BUSCAR
BUSCAR
Escrita
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” do prof. João Maria de Lima deste sábado 19

19/12/2020 | 11:08

JUSTIÇA ESTADUAL DETERMINA SUSPENSÃO DE FESTA DE RÉVEILLON EM PIPA

A palavra “réveillon” é de origem francesa, deriva de “réveiller”, no sentido de acordar. Significa “pequena refeição, feita à noite, com companhia; ou, no sentido usado na notícia: “espécie de divertimento que se faz na França após a missa de meianoite. Nos importamos o termo.

CASO KERINHO: TRE DEFINE JULGAMENTO PARA O DIA 22 DE JANEIRO

Pouca gente sabe, mas a palavra “janeiro” tem algumas curiosidades. O nome do mês é uma homenagem a Jano, deus de duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás. Protetor das entradas e saídas, ele era considerado também deus dos princípios e começos – como a primeira hora do dia e o primeiro mês do ano. Se for empregada no plural, a palavra “janeiros” significa “anos de vida”, principalmente quando nos referimos a pessoas mais velhas. “Janeiro” também se refere ao cio dos gatos.

MP PEDE CASSAÇÃO DO PREFEITO ELEITO DE MOSSORÓ POR ABUSO DO PODER POLÍTICO

“Cassação” deriva de cassar, que é, no contexto da notícia, anular, revogar (direitos políticos, mandatos, licenças etc.). Não confundir com “caçar”, que pode ser “perseguir” para aprisionar.

CUSCUZ É DECLARADO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO

Tradição em casas nordestinas, herança dos portugueses, a palavra “cuscuz” vem do árabe. Como entrou tardiamente no português, perdeu o artigo definido “al”. Seu masculino é “cuscuzaço”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.