BUSCAR
BUSCAR
Escrita
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” do prof. João Maria de Lima desta terça-feira 22

22/12/2020 | 06:52

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), requereu uma série de medidas para o município de São Pedro, localizado na região Potengi do estado.

Uma notícia; várias lições. Podemos começar pelo uso das vírgulas, as quais isolam o nome que vem após o cargo “presidente da Assembleia Legislativa do RN”. Isso só ocorre quando somente uma pessoa pode ocupar o cargo. Se a frase fosse “O deputado federal pelo RN Benes Leocádio solicita…”, não haveria vírgulas para isolar o nome do parlamentar, pois ele não é o único deputado federal pelo RN. Outros exemplos: O prefeito de Natal, Álvaro Dias, foi diplomado para um novo mandato (só há um prefeito); O vereador Aldo Clemente defenderá a bandeira do Turismo (há outros vereadores).

Requerer/querer
No contexto da notícia, “requerer” é pedir por meio de requerimento. Mas há outros significados menos comuns, como “galantear”, “cortejar” (Muitos rapazes requerem aquela moça) ou “ser digno de”, “merecer” (A situação requer grande homenagem). Na hora de conjugar, fique atento, pois “requerer” e “querer” são irregulares. No presente do indicativo (eu requeiro/quero), no pretérito perfeito do indicativo (eu requeri/quis; ele requereu/quis).

Estado/estado
Não é obrigatório grafar a palavra “estado”, referindo-se ao núcleo geográfico de quem escreve, com maiúsculas. Contudo é de bom tom: nosso País, nosso Estado, nosso Município. Mais que isso, é fundamental ter coerência para manter um padrão só. Carregamento de 3,5 toneladas de melão pele de sapo começou a ser vendida em terras chinesas após 45 dias viagem. Eis um caso em que o sujeito (carregamento) longe da locução verbal (começou a ser) traiu o redator. Carregamento começou a ser “vendido”. E, para não perder a viagem, vale lembrar que o substantivo (viagem) e a forma verbal (viajem) não podem ser confundidos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.