27/02/2021 | 02:49
Já tratei do vocábulo “mesmo” diversas vezes. Nas aulas ou por e-mail, tiro muitas dúvidas sobre o uso e aplicação dessa palavra. De modo geral, digo aos alunos que “mesmo” não deve substituir um substantivo. Portanto não se deve dizer “Encontrei o aluno. O mesmo entregou a atividade”, uma vez que, “mesmo” é pronome adjetivo, e não substantivo. Basta dizer “Encontrei o aluno. Ele (o estudante, o discente) entregou a atividade”.
Tratarei, agora, de um uso interessante de “mesmo”, que pode ser um utilíssimo marcador para ampliar o valor de um argumento. Se eu digo “Mateus tem boas notas em Língua Portuguesa”, dou uma simples informação, não faço consideração qualitativa ou avaliativa sobre as qualidades intelectuais de Mateus. No entanto, se acrescentar “até mesmo”, darei à frase um inegável valor argumentativo: “Mateus tem boas notas até mesmo em Língua Portuguesa”.
Agora, exaltei a competência de Mateus e disse, implicitamente, que ele tem boas notas também em outras disciplinas. Além disso, está clara a ideia de que considero a Língua Portuguesa a mais difícil das matérias. O conector “mesmo” sempre tem um valor argumentativo para cima, numa escala avaliativa.
Decidir pela continuidade da greve
Se decidir pelo prolongamento (prosseguimento, prorrogação) de uma greve, qualquer categoria deve decidir pela “continuação” da greve, e não pela “continuidade”. Os bons dicionários ilustram bem essa diferença.
Fique de olho
Não se emprega o hífen em palavras cujo prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por “r” ou “s”, que se duplicam: contrarregra, infrassom, antisséptico, ultrarromântico.