BUSCAR
BUSCAR
Escrita
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” desta segunda-feira 1°
Prof João Maria Lima
01/03/2021 | 08:30

ESSE – ESTE
Há diversas situações de uso – de que trataremos em outras oportunidades –, mas uma dúvida muito comum diz respeito à aplicação desses pronomes no texto. Quando nos referimos a algo já citado, ou seja, que o leitor já sabe o que é, usamos esse, essa, isso: “O amor vence todos os obstáculos. Isso é fundamental”. Usamos este, esta, isto em relação a algo que, só depois, o leitor ficará sabendo o que é: “Não esqueça isto: o amor vence todos os obstáculos”.

ABSOLVER – ABSORVER

Essa dupla de verbos pode causar bastante confusão, caso não seja bem observada. É que, apesar de a grafia ser muito parecida, os significados são muito diferentes. Absolver significa perdoar, desculpar: “O deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci foi absolvido”. Já o verbo absorver significa assimilar, fazer que se concentre em si, engolir, consumir: “Como o palestrante deu muitas informações, nem todas foram absorvidas”.

CUIDADO COM LIVROS DE AUTOAJUDA
Até na hora de pedir ajuda, é bom ter cuidado, muito cuidado: não se emprega o hífen em palavras cujo prefixo ou elemento antepositivo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente. Então: autoajuda, autoescola, autoestrada, extraoficial, extraescolar.

NAMORAR
Vale a pena relembrar a regência de “namorar”. São cada vez mais frequentes os exemplos em que esse verbo é usado com complemento regido pela preposição “com”. Contudo, “namorar” é transitivo direto, isto é, não “pede” preposição: “Paulo namora Maria”, e não: “Paulo namora com Maria”.

ABRE ASPAS
Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar. Dalai Lama

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.