BUSCAR
BUSCAR
Escrita
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” de terça-feira 5

05/01/2021 | 07:16

A LINGUAGEM DAS PLACAS

“Vendemos à vista” ou “Vendemos a vista”? Esse é um caso do que podemos chamar de “falsa crase”, pois usa-se “à”, mesmo sem a contração de dois “aa”.

A lógica diz que não deve ocorrer o acento indicativo de crase (que significa fusão). Basta recorrer ao masculino: Vendemos a prazo. Então, por que o “à”? Para evitar confusão. Sem o acento, poder-se-ia entender que se quer vender “a vista” (o olho), explicam as gramáticas tradicionais.

À FACA, À MÃO…

Processo semelhante ocorre com “bater à máquina”. Sem o acento, parece que se deu pancada na máquina. Esse duplo sentido ocorre, geralmente, nas locuções que indicam meio e instrumento: Feriu-se à faca; Escrever à tinta; Feito à mão; Fechar à chave. Sem risco de duas interpretações, fica a critério de quem escreve.

BATE OUTRA VEZ

E o “bater a porta”, “bater à porta” e “bater na porta”? Eis a explicação: uma pessoa educada “bate à porta”, quando toca a campainha de alguém; uma pessoa descuidada “bate a porta”, quando sai apressada do ambiente; uma pessoa irritada “bate na porta”, quando expressa desespero ou chateação.

PELAS RUAS

Quando o assunto é nome de logradouros, grafam-se com inicial maiúscula os nomes de ruas, praças avenidas e edifícios: avenida Roberto Freire, avenida Jaguarari, rua Ulysses Caldas. Isso todo mundo sabe. Mas há um detalhe que poucos observam: as palavras que identificam o tipo de logradouro e a palavra “edifício” são grafadas com inicial maiúscula, se antes do nome ocorrer preposição. Por isso, deve-se escrever “praça Pedro Velho”; mas Praça das Flores; edifício Barão do Rio Branco; mas Edifício da Torre; avenida Seis; mas Beco da Lama.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.