BUSCAR
BUSCAR
Língua portuguesa
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” de segunda-feira 25

25/01/2021 | 08:04

MENOS DE/HÁ MENOS DE
A notícia de que “Há menos de dez dias, Amazonas dizia não faltar oxigênio” (CNN Brasil, 15/01/21) levantou dúvidas sobre o emprego de duas expressões. “Há menos de” encerra ideia de tempo decorrido, conforme está escrito na notícia. Já “a menos de” é uma expressão usada para indicar distância: “Ficamos a menos de dez metros do acidente”; ou tempo futuro: “Estamos a menos de seis meses do período junino”.

A MEU VER/EM MEU VER
Usam-se indiferentemente a meu ver e em meu ver; o que não se usa é o artigo nessas locuções (ao meu ver) e, de igual modo, nas expressões a nosso ver, a teu ver, a seu ver: Em meu ver/A meu ver, isso constitui ingerência do Judiciário no Executivo; A nosso ver/Em nosso ver, o governo tomou medidas precipitadas.

UM E OUTRO, NEM UM NEM OUTRO
Fique atento a esses casos, pois há desunião entre substantivo e adjetivo. O substantivo posposto a essas expressões fica no singular, mas o adjetivo vai ao plural: “um e outro candidato desistentes”, “uma e outra proposta apresentadas”, “nem um nem outro acordo firmados”, “nem uma nem outra virtude citadas”.

ANTES DE/ANTES QUE
Muita atenção à sutileza da diferença entre essas expressões. A locução prepositiva “antes de” (tempo anterior) precede palavras: “Antes da sessão, é necessário vistoriar a sala”; “Saímos antes da meia-noite”; ou orações reduzidas: “Precisamos conversar antes de sair”. A locução conjuntiva “antes que” (antevisão, prioridade no tempo) é usada para encabeçar orações desenvolvidas com verbo no subjuntivo: “Antes que as crianças se machuquem, é melhor separá-las”; “Chame a polícia antes que os ladrões entrem na casa”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.