BUSCAR
BUSCAR
Língua Portuguesa
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” de quinta-feira 28

28/01/2021 | 07:58

DICAS DE CRASE

Crase é a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, ou com determinados pronomes iniciados pela vogal “a”. Na escrita, é marcada pelo acento grave (à). Fiz uma listinha de casos especiais para ajudar no seu dia a dia. Vale chamar a atenção para o fato de que “não se coloca crase em nada”, pois a crase é uma fusão. Coloca-se o acento grave quando ocorre a fusão.

Com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s), aquela(s), aquilo e derivados, ocorre fusão: Haverá várias reuniões: irei à de quinta-feira. Repare que podemos incluir o pronome ou o substantivo entre o “à” e o “de” sem alterar o sentido: Haverá várias reuniões: irei à (aquela/reunião) de quinta-feira. O raciocínio vale para os outros exemplos: Preferimos esta máquina à que nos foi indicada; Não me referi à criança deitada, mas à que estava correndo. Em outros casos, vemos que o “àquele”/ “àquela”/”àquilo” pode ser substituído por “a este”/ “a esta”/ “a isto”: Fui diretamente àquele (a este) recepcionista; Proferiu palestras referentes àquela (a esta) doutrina; Não atribuiu os prejuízos àquilo (a isto).

Com os relativos a qual e as quais: Basta substituir o substantivo feminino por um masculino. Se, na substituição, “à qual” puder ser trocado por “ao qual, ocorrerá a fusão: Fiz referência a esta mulher, à qual sugeri leitura de livros (Fiz referência a este homem, ao qual sugeri leitura de livros); Essas medidas, às quais tenho aversão, não hão de prosperar (Esses critérios, aos quais tenho aversão, não hão de prosperar).

Com nomes masculinos antes dos quais se omite a palavra moda ou maneira, também ocorrerá a indicação da fusão: Escreve à Machado de Assis; O grupo usa cabelos à Roberto Carlos.

Com numeral que indica hora, ocorre o acento grave: Saí às 19 horas; A comitiva só chegou à zero hora; Fizemos o trato de chegar à 1 hora; Os contratados trabalham da 1 hora às 7 horas. Sem indicação de crase, porém, os exemplos a seguir, pois o “a” é mero artigo precedido das preposições “desde” e “após”: Espero-o desde as 14 horas; Ele chegou após as 22 horas. Com “até”, é facultativo o emprego da preposição “a”: Eles trabalharam no relatório até as/às 23 horas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.