BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire deste sábado 5

05/12/2020 | 11:49

RECONHECIMENTO

As constantes visitas do ministro do Desenvolvimento Rogério Marinho aos municípios do interior do Rio Grande do Norte foram elogiadas por ninguém menos que o deputado estadual Francisco do PT. O parlamentar deixou o partidarismo de lado e reconheceu a “importância dessas obras e a relevância dos investimentos feitos pelo Governo Federal”.

IMPORTÂNCIA

“Eu não poderia deixar de me referir à visita do ministro Rogério Marinho, que veio ao RN para anunciar a ordem de serviço da recuperação da Barragem de Passagem das Traíras e o processo de licitação das obras do Projeto Seridó”, disse ele em sessão da Assembleia Legislativa.

JUNTOS

Aliado aos elogios, no entanto, Francisco do PT ressaltou que o governo estadual e a bancada federal e estadual também têm participação nesse processo envolvendo os projetos assinados por Rogério Marinho.

IGNORADO

Francisco lembrou ainda que, desde maio, apresentou requerimentos solicitando informações sobre o andamento dessas obras e nunca recebeu resposta do ministério. “Somente tive acesso às informações que pedi, há 15 dias, através do nosso presidente Ezequiel. Mas o que importa é que as obras sejam feitas e que o povo seridoense e potiguar se beneficie dessas obras hídricas tão importantes para o nosso Estado”, avaliou.

FORÇA-TAREFA

A assessora de comunicação do Governo do Estado, jornalista Guia Dantas, comentou sobre as medidas de enfrentamento anunciadas pela governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira. Em seu perfil no Twitter, Guia afirmou que as ações tratam-se de uma “força-tarefa” para enfrentamento à Covid-19.

EXPLICANDO

“O Governo retoma o programa Pacto Pela Vida, amplia número de leitos (novos 89), distribuição de máscaras (mais 300 mil, além das 6 milhões já distribuídas)”, explicou a secretária, que ressaltou que a gestão Fátima está prestando contas sobre o quadro e as medidas que estão sendo tomadas.

OPINIÃO

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, aliado do atual gestor da capital potiguar, surgiu no Twitter com mais uma crítica à administração de Fátima Bezerra. Dessa vez, ele afirmou que a petista, em 2 anos de governo, “não demonstra o menor sinal de compreender a urgência de encontrar um caminho viável para sair da crise fiscal”. Na opinião dele “continuamos um Estado falido, inviável, empobrecendo velozmente”.

DIFICULDADE

Em tempos de Covid, o deputado estadual Kleber Rodrigues (PL) fez críticas à gestão do Samu do RN esta semana. Ele relatou um caso de paciente com coronavírus que, por mais que ele próprio tenha tentado, não conseguiu ser transportado para hospital com UTI. Ele fez um apelo à Secretaria Estadual de Saúde para que tenham mais atenção com o serviço à população potiguar.

 APROVADA

O deputado federal Walter Alves comemorou ontem o que ele considerou “mais uma aprovação importante” na Câmara Federal: da Medida Provisória 996/20, que cria o programa habitacional Casa Verde e Amarela.

CASAS

Segundo o parlamentar emedebista, o programa tem o objetivo de financiar a construção e pequenas reformas de residências para famílias com até R$ 7 mil de renda mensal na área urbana e com até R$ 84 mil de renda ao ano na área rural. A MP segue para o Senado.

DENÚNCIA VENCEDORA

O colunista do UOL Rubens Valente foi o vencedor do Prêmio IREE de Jornalismo com a série de 19 reportagens iniciada com “Ação sigilosa do governo mira professores e policiais antifacistas”, publicada em 24 de julho deste ano e que incluiu situação ocorrida no RN. O IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa) se coloca como uma organização independente focada aperfeiçoamento a interação dos setores público e privado.

PF NO PÉ

A Polícia Federal está investigando se integrantes do governo estavam por trás dos canais do YouTube que disseminaram discurso antidemocrático. E mais, a PF quer saber se esses canais que faturam mais são de ‘laranjas’ do Planalto.

GRAVE

A pergunta é se os milhões arrecadados pela “rede do ódio”, por meio dos vídeos que divulga no YouTube, são divididos com servidores do governo e agentes políticos, que alimentam esses canais com vídeos e informações de dentro do Palácio do Planalto.

CONCLUSÃO

 Segundo publicou o Estadão, o inquérito que apura o caso em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) reúne mais de mil páginas sigilosas e mostra que o apoio do governo a canais no YouTube investigados vai além do acesso privilegiado ao presidente Jair Bolsonaro e das orientações trocadas com funcionários da Presidência da República por aplicativo de mensagem. O inquérito revela que o “gabinete do ódio” garante musculatura à rede de sites bolsonaristas.

RÁPIDAS

Parabéns: A atriz Dani Calabresa afirmou que precisou denunciar os assédios morais e sexuais sofridos para recuperar sua saúde mental. Em publicação feita em seu perfil do Instagram, ela disse que nunca quis “ser vista como vítima dos assédios” cometidos pelo humorista Marcius Melhem.

Deu na Folha que a venda de 60 milhões de doses da vacina Pfizer contra Covid na América Latina aumentou a pressão sobre Brasil. “Companhia já teria negociado cerca de 85% da produção de 2020 e 2021, considerando compra extra que EUA podem fazer”.

“Uma parte importante da juventude estava fazendo ‘arminha’ com a mão, dois anos atrás, o que é um sinal de descrença e de falência da política. Conseguimos, nesta campanha, fazer com que a juventude voltasse a acreditar que a política pode ser um instrumento de transformação”. Análise de Guilherme Boulos, candidato derrotado no segundo turno das eleições de prefeito em SP.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.