BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire deste sábado, 17
Site Pública divulgou QUE prefeitos candidatos à reeleição em Natal fazem uso eleitoral da “fama” de remédios como cloroquina e ivermectina.
Daniela Freira
17/10/2020 | 05:40

INVESTIGANDO

O site Pública, agência de jornalismo investigativo das mais importantes do País, divulgou uma grande e especial reportagem sobre a distribuição da cloroquina e da ivermectina contra a Covid-19 em dez capitais do Brasil, e incluiu Natal no rol das cidades em que os prefeitos candidatos à reeleição fazem uso eleitoral da “fama” desses remédios comprovadamente ineficazes.

A FALÁCIA

“Prefeitura de Natal (RN) oferece ivermectina e cloroquina até no ginásio municipal” é a chamada para o texto referente à capital potiguar e detalha como Álvaro Dias anunciou a distribuição em massa das medicações em “centros de enfrentamento à Covid-19” criados pela Prefeitura, citando a famosa frase “se funciona in vitro, funciona in vivo”, dita pelo prefeito na época em entrevista à imprensa local.

ELEITORAL

A matéria revela não apenas o uso eleitoral, como mostra em números que tudo não passa de falácia dos tais gestores e que não há relação entre a diminuição da doença e o uso dos remédios nessas cidades, como os chefes dos executivos em questão têm propalado.

CASOS

Além de Natal, a Pública contou a história de Macapá (AP), Palmeiras de Goiás (GO), Paranaguá (PR), Joinville (SC), Vilhena (RO), Cáceres (MT), Porto Feliz (SP), São Sebastião (SP) e Mirandópolis (SP).

VARREDURA VIRTUAL

Presidente do Podemos no RN, o senador Styvenson Valentim lançou um desafio aos eleitores em seu perfil no Instagram. Ele pede que os seguidores investiguem a vida dos candidatos a prefeito, Afrânio Miranda, e a vice, Ana Paula, para tentarem achar qualquer tipo de irregularidade na vida da dupla que faz a chapa do partido na disputa pela Prefeitura do Natal.

OBJETIVO

Styvenson, que tem a fama de fazer uma verdadeira devassa na vida de qualquer um que deseje ser eleito para um mandato pela legenda que comanda, pede que os eleitores “revirem a vida” dos candidatos. A intenção, diz ele, é provar que nenhum integrante do Podemos na corrida eleitoral é ficha suja ou tem “nome pendente na Justiça”.

QUASE LÁ

Diante da enorme expectativa de receber o mandato de deputado estadual de Sandro Pimentel na Assembleia Legislativa, Robério Paulino disse à coluna que assim que tomar posse no cargo vai começar a “lutar contra a política clientelista que predomina no Estado”.

DESEJO

O objetivo do ainda candidato a vereador pelo PSOL é “virar a política daqui de cabeça para baixo”. Robério Paulino disse que quer impor uma política econômica ousada, “que arranque nosso estado do atraso e gere milhares de empregos que os potiguares precisam”.

NA PRÁTICA

Para que ele comece a botar em prática o discurso, basta que uma notificação do TSE chegue ao TRE-RN e, em seguida, à Assembleia Legislativa, que terá que dar posse ao novo parlamentar. Assim que assumir o cargo de deputado estadual, Robério Paulino terá que cancelar a campanha de vereador em Natal.

MUITO BEM

O conteúdo intitulado “História das Mulheres do Campo e da Cidade do Rio Grande do Norte” passará a ser incluído como atividade extracurricular, obrigatória, nas escolas públicas e privadas do Estado.

LEI

Isso se o projeto de lei 203/2020, de autoria da deputada Cristiane Dantas (Solidariedade), aprovado, por unanimidade, na reunião da Comissão de Administração, Serviços Públicos, realizada na quinta-feira 15, pelo sistema remoto, for transformada em lei.

MERECIDO

A proposta é “fazer com que a história das mulheres Norte-rio-grandenses entre no rol de atividades extracurriculares da Educação Básica nas unidades escolares do Estado”, explicou a autora do projeto.

NECESSÁRIO

De acordo ainda com a deputada Cristiane Dantas em sua justificativa, essas mulheres não têm sua trajetória contada na história oficial, não têm seus feitos estudados e poucas vezes são citados em livros didáticos e acabam sendo jogadas à invisibilidade e ao esquecimento.

MULHERES…

Curitiba é a capital que tem o recorde de maior número de candidatas mulheres nestas eleições no Brasil. Do PSOL ao PL, quatro partidos lançaram candidaturas femininas para conquistar a capital paranaense.

SUCESSO

O Home Sushi Home iniciou sua operação em Natal e já conta com a aprovação e crescimento digital. Influenciadores digitais e formadores de opinião de veículos de comunicação e mídia segmentada da gastronomia aprovaram o menu e compartilharam suas experiências. “Estamos muito felizes com as ações iniciais com um feedback muito positivo”, contou Felipe Bulhões, sócio diretor da empresa.

RÁPIDAS

“A nova face de Roberto Justus” é o tema da capa da revista Isto É Dinheiro deste fim de semana. A informação é de que após 36 anos de atuação na publicidade, o empresário migra para o mercado financeiro e planeja, em cinco anos, administrar R$ 60 bilhões em patrimônios de clientes em suas novas empresas.

O famoso restaurante Madero foi multado em quase meio milhão de reais pela Controladoria Geral da União (CGU) por ter, “em diversas oportunidades, dado vantagens indevidas em dinheiro e em alimentos a servidores públicos federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) designados para fiscalizar suas instalações”. A punição foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro Wagner Rosario.

Deu na Folha de S.Paulo: Desemprego cresce no Norte e Nordeste após redução do auxílio emergencial. Regiões tiveram aumento na taxa de desocupação superior a Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.