BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta terça, 27
Ministros do TSE, negaram provimento aos agravos regimentais apresentados pelo deputado Sandro Pimentel
Daniela Freire
27/10/2020 | 05:40

Espera

A segunda-feira foi de expectativa para o professor Robério Paulino. Com a publicação do acórdão em que os ministros do TSE, por unanimidade, negaram provimento aos agravos regimentais apresentados pelo deputado Sandro Pimentel e pelos diretórios nacional e estadual do PSOL, o quase futuro novo parlamentar esperava a chegada da decisão ao TRE.

Detalhe

E sua equipe comemorava o fato de que o acórdão não fazia referência alguma sobre anulação de votos de Sandro Pimentel.

Cassado

A decisão, que teve relatoria do ministro Luis Felipe Salomão, manteve na íntegra “aresto no qual o TRE/RN cassou o diploma do primeiro agravante, tendo em vista o recebimento de depósitos no total R$ 35.350 mil (78,82% do total arrecadado) sem que se identificasse (m) o (s) doador (es) originário (s)”.

Trâmite

Após o TSE enviar ao TRE/RN a decisão cassando o mandato de Sandro Pimentel, o tribunal daqui determina que a Assembleia Legislativa dê posse a Robério Paulino, 1º suplente. Assim ele espera que aconteça.

Mudando de nome

Dentro da estratégia de tentar aproximar o candidato do PT a prefeito de Natal dos eleitores da capital, há alguns dias o senador Jean Paul Prates virou “Senador Jean” nas redes sociais e nas propagandas eleitorais de rádio e de televisão. Uma coisa é certa: ficou mais fácil de pronunciar e de memorizar.

Companheiro de aventuras

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) ganhou uma companhia especial na sua campanha de rua deste fim de semana. O herdeiro Romeu esteve ao lado da mamãe candidata em Nova Descoberta. Aliás, o pequeno tem acompanhado Júlia em diversos momentos neste período eleitoral, assim como ela fazia ao lado do pai e também político Leonardo Arruda.

De família

“Nasci em um ano eleitoral onde meu pai estava disputando uma eleição para deputado estadual. Bem novinha, com poucos meses, já estava percorrendo as estradas do RN. Em 2020, a história se repete, desta vez na condição de pré-candidata a vereadora de Natal e muito bem acompanhada de Romeu, que está desbravando a cidade comigo”, contou Júlia em seu Instagram.

De folga

O Senado vai tirar esta semana de folga, sem promover sessões com análise ou votação de matérias à espera de deliberação na Casa. É o chamado “recesso branco”, pois não está previsto oficialmente no calendário do Congresso Nacional, mas foi combinado entre os senadores.

Na média

O número de mortes registradas no Brasil por conta do coronavírus já é quase zero em cinco capitais brasileiras. O levantamento foi feito pela revista Veja e calculou a média móvel de cada localidade. Natal não está entre elas, mas figura entre as oito capitais que estão próximas de alcançar o mesmo patamar, apresentando média móvel de morte em 1,3.

Obrigação

O projeto de lei que dispõem sobre a obrigatoriedade da comprovação das cotas de aprendizes e pessoas com deficiência por parte de empresas que celebrem contratos com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte foi sancionado.

De cotas

De autoria do deputado e prefeitável Hermano Morais (PSB), o projeto exige que, no ato de contratação com o Governo do Rio Grande do Norte, as empresas devem comprovar o cumprimento de leis e decretos federais a seguir relacionados que determinam o preenchimento das cotas de aprendizes e de pessoas com deficiência.

É lei

O projeto está amparado pela Lei Federal no 8.213, de 24 de Julho de 1991, que, em seu artigo 93, estabelece a obrigatoriedade de preenchimento no quadro de funcionários da empresa com beneficiários reabilitados ou com pessoas com deficiência; bem como pelo Decreto Federal no 9.579, de 22 de Novembro de 2018, que regulamenta a contratação de aprendizes.

Segunda onda

Segundo a Isto É Dinheiro, os mercados acionários de Nova York registraram quedas fortes nesta segunda-feira, 26, com a disseminação da covid-19 em partes dos Estados Unidos e em outros locais, sobretudo na Europa. “Além disso, houve menor apetite por risco diante do fracasso até agora dos políticos em Washington para acertar um novo pacote fiscal para apoiar a economia”, diz a revista.

Transformação digital

Diante dos avanços tecnológicos e das evoluções nos sistemas de informação, as relações sociais já não são mais as mesmas e é necessário um olhar atento sobre o tema.

Até sexta-feira 30 a Estácio Natal realiza a Semana de Comunicação 2020, com o pertinente tema “O Brasil do futuro: a comunicação e a transformação digital (humana)”. O acesso às palestras é de forma gratuita.

Rápidas

Deu na Folha que a maioria do STF defende que o Estado possa obrigar população a se vacinar contra a covid-19. Os ministros afirmam, reservadamente, que direito coletivo de proteção à saúde se sobrepõe às garantias individuais de cada cidadão.

Grupos LGBT no Brasil agora tentam ganhar espaço na Igreja Católica. A informação é do Estadão, que conta que eles veem nas falas do papa Francisco, que na semana passada apoiou a união civil entre homossexuais, uma ajuda para reduzir a intolerância, embora ainda enfrentem muita resistência.

O Nubank publicou neste domingo 25 uma carta assinada pelos três cofundadores do banco pedindo desculpas por uma declaração considerada racista. O fato se deu após a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, afirmar que o nível de exigência para se trabalhar no banco é alto e que não dá para “nivelar por baixo”, em referência a uma possível política afirmativa para candidatos negros, durante sua participação no programa Roda Viva, na última segunda-feira 19.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.