BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta sexta-feira 27

27/11/2020 | 08:05

Apoio
Presidente do PSB no Rio Grande do Norte, o deputado federal Rafael Motta fez questão de homenagear nas redes sociais o seu colega de partido e de Câmara dos Deputados que é candidato a prefeito de Recife, João Campos, pelo seu aniversário, nesta quinta-feira.

Inspirador
Na mensagem a João Campos, que disputa um segundo turno histórico e emocionante na capital pernambucana contra a sua prima e também deputada Marília Arraes, Rafael Motta afirma que ele “é um jovem que inspira”, que “faz a boa política” e que “está sempre disposto a lutar por um país melhor”.

PSB
Segundo o parlamentar potiguar, Campos “é um dos grandes quadros do PSB”. “E eu tenho a felicidade de caminhar ao seu lado no Congresso Nacional. Feliz aniversário, meu amigo. Que o seu caminho seja de luz e sucesso”, escreveu Motta em seu Instagram.

Aniversário e lançamento
Quem também aniversariou ontem e ganhou elogios do presidente estadual do PSDB e da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, pelo início do projeto de execução do Sistema Seridó no RN foi o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Merece todo o sucesso nesta importante missão não só para o Rio Grande do Norte, mas para todo o Nordeste e o Brasil”, disse o parlamentar tucano.

Importância
Ezequiel, que participou pessoalmente, no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, do lançamento da licitação do projeto Sistema Seridó, que vai interligar as bacias hidrográficas do Seridó potiguar, afirmou que “esta é uma das obras mais importante para a segurança hídrica da população seridoense”.

Passos
Ele explicou que o primeiro passo dado foi a abertura da licitação para a execução das obras do sistema, que vai abastecer cerca de 280 mil pessoas em 24 municípios desta importante região do RN. “O Projeto será executado em duas etapas e contém dez trechos”, ele explicou.

Abrangência
O Sistema Seridó Norte captará a água no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu. Já o Sistema Seridó Sul levará as águas do Rio São Francisco a partir do Reservatório Oiticica.

Campanha deu covid
E mais um parlamentar do RN mostra preocupação com o aumento de casos de Covid-19 no Estado. O deputado estadual José Dias disse que é preciso proteger as pessoas que correm maior risco com a doença ao fazer relação direta entre o crescimento de casos e a campanha eleitoral, “feita de forma muito aberta e participativa”.

Lógico
“Tinha o risco enorme de aumentar os casos de coronavírus, o que aconteceu”, ele comentou. Segundo o deputado, somado a isso, a juventude, que já estava no limite de tolerância, foi para rua. “Vimos no mundo inteiro um grito de independência da juventude, curtindo a vida como se nada tivesse acontecendo. É perigoso”, ressaltou o parlamentar.

Inviável
Apesar do relato temerário, o parlamentar avaliou que não acha viável um novo lockdown no Rio Grande do Norte. Para ele, devem ser preservados os mais vulneráveis e com racionalidade.

Palmas
Em tempos de escassez e de preocupação com o meio ambiente, vale noticiar ações como a do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que teve a iniciativa de elaborar o Projeto de Lei 100/2020, aprovado nesta quarta-feira na reunião da Comissão de Defesa do Consumido, Meio Ambiente e Interior da Assembleia Legislativa, que propõe a economia e o uso racional da água.

Campanha
O projeto, relatado pelo deputado Sandro Pimentel (PSOL), institui a campanha de racionalização de consumo de água, como forma de garantir esse recurso no meio ambiente para as gerações atuais e futuras.

Racionar
Ubaldo justificou que muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade, o que não corresponde à realidade. Essa impressão se dá, segundo o parlamentar, porque “vemos água por todos os lados”. Porem apenas 2,5% do que existe de água no planeta é o tipo destinado ao nosso consumo.

Unidos
A governadora Fátima Bezerra, o reitor da UFRN Daniel Diniz e o prefeito de Natal Álvaro Dias, com o apoio da deputada federal Natália Bonavides e das vereadoras Divaneide Basílio e Brisa Brachhi, conseguiram resolver o problema das 60 famílias abrigadas irregularmente no antigo prédio da Faculdade de Direito, tombado como Patrimônio Histórico da União.

Solução
A solução para a ocupação Emmanuel Bezerra será cadastrar parte delas no programa estadual Pró-Moradia. O grupo deve receber novas casas em 2021. Segundo Fátima Bezerra, também ficou garantido a remoção das famílias para um terreno da Prefeitura, ao lado do Hospital Santa Catarina, para redução de riscos à vida, uma vez que o antigo prédio da faculdade de direito de Natal – palco da ocupação- corre risco de desabamento.

Rápidas

Novo biênio: A Associação de Procuradores do Estado do Rio Grande do Norte (Aspern) elegeu nova diretoria para o biênio 2021-2022 nesta quinta-feira, 26. A posse ocorre em março. Vai presidir a Associação a procuradora Leila Tinoco da Cunha Lima Almeida e Magna Letícia será a vice-presidente.

O Itamaraty disse em carta que reação da China a Eduardo Bolsonaro foi ofensiva e desrespeitosa. Mas quando o filho do presidente fez postagem tentando incriminar aquele país por espionagem o ministério comandado por Ernesto Araújo ficou bem quietinho.

“O que ela preparou para o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher? Uma cartilha, acolhimento, tentativa de impedir o corte de orçamento que a área vai ter para o próximo ano? Não, Damares confeitou um bolo. Enquanto brincava, fazia piadas e preparava o prato, ela dizia que as mulheres poderiam denunciar violência usando o número 180”. De Luciana Bugni para o UOL, sobre atitude da ministra da Mulher Damares Alves no dia em que se pede o fim da violência contra o gênero feminino.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.