BUSCAR
BUSCAR
Social
Confira a coluna de Daniela Freire desta sexta-feira 11

11/12/2020 | 07:26

Máscara neles!
O documento assinado em conjunto, nesta quarta-feira, pelas secretarias de Saúde do Estado e do município de Natal, e divulgado na noite de ontem, revelando que o Rio Grande do Norte tem o primeiro caso confirmado de reinfecção por coronavírus do Brasil, revela, principalmente, que mesmo aqueles que já tiveram a doença não podem estar por aí circulando sem máscara!

Sem chance
O caso também reforça pesquisa que indicava apenas três meses de imunidade para quem tivesse a covid, além de comprovar que a reinfecção se deu por uma linhagem de coronavírus diferente da primeira infecção. Então, não, não dá para sair por aí comemorando como se tivesse recebido o ‘ticket’ para a entrada na terra dos imunes ao SarsCov2.

Incansavelmente
Por isso mesmo que no final da nota pede-se que a população mantenha “incansavelmente” as medidas de biossegurança: máscara, higienização das mãos e distanciamento.

Rogério queridinho
Mais um deputado estadual aproveitou discurso na Assembleia Legislativa para fazer elogios a Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, que, dizem, poderá até virar candidato a governador do RN em 2022. Depois de Francisco do PT, foi a vez de Nélter Queiroz mostrar a satisfação em participar dos eventos recentemente promovidos pelo conterrâneo em território potiguar.

Satisfeito
O emedebista falou sobre a visita às obras da Barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, seu reduto eleitoral. Nélter elogiou o fato de uma ideia sua ter sido incluída por Rogério no projeto: a obra da estrada que dá acesso à RN- 118, trecho que liga a Comunidade Arueira a Nova Barra de Santana.

Louros
O parlamentar destacou a importância da obra para a economia, turismo e, principalmente, para os moradores da região e entregou os ‘louros’ a Rogério. “Eu agradeço e faço aqui o nosso reconhecimento pelo empenho do ministro Rogério Marinho em trabalhar pelo desenvolvimento do nosso Estado”, disse ele.

Pedido
O deputado federal General Girão pediu ajuda pessoalmente ao ministro da Justiça André Mendonça para combater os constantes assaltos em fazendas do interior do RN. A conversa aconteceu nesta quarta e foi gravada e postada no Instagram do parlamentar. Para Girão, esse tipo de crime tem gerado uma situação “que está ficando cada vez pior”.

Apoio
O ministro da Justiça garantiu ao deputado que a informação é importante e será incluída no planejamento de atuação do sistema de força tarefa no combate ao crime organizado que vem sendo criado pelo Ministério da Justiça.

Unânime
Por unanimidade, a Anvisa autorizou ontem o uso emergencial e temporário de vacinas contra a Covid-19 no país. Na prática, a medida acelera a entrada de uma vacina no Brasil, mesmo sem todos os estudos.

Coincidência?
A decisão da Anvisa ocorreu um dia depois do anúncio do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, de que a vacina da Pfizer poderia começar a ser aplicada no final do mês. Mas a direção do órgão fez questão de afirmar que a definição teve caráter técnico.

Meio de chegar
Um ponto que merece atenção: em recado aos governadores, a diretoria da Anvisa deixou claro que o pedido de uso emergencial deverá ser feito pelos próprios laboratórios – e não pelos governantes.

Detalhe
E o que significa uma autorização temporária e emergencial? A vacina que for autorizada temporariamente pode não ter todas as respostas ainda (exigidas para o registro definitivo), mas deverá comprovar que a vacina é eficaz e segura, e ela continuará sendo estudada e poderá ser suspensa a qualquer momento.

Reconhecendo
Deu no UOL que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) admitiu que seu grupo político não foi bem nas eleições municipais deste ano e disse que, para evitar os mesmos erros em 2022, a solução é melhorar a comunicação. O discurso é de “vencer uma guerra de ideias”.

Além de Bolsonaro
A declaração foi dada pelo filho do presidente nesta terça-feira 8 ao Instituto Conservador-Liberal (ICL), do qual é presidente. Para uma plateia formada por ministros, secretários, parlamentares, militantes de direita e blogueiros, Eduardo afirmou que o movimento conservador precisa sobreviver a Jair Bolsonaro e não se limitar às disputas eleitorais.

Rápidas

Um estudo liderado por especialistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, indicou que a imunidade adquirida por pessoas que tiveram a covid-19 não é duradoura, normalmente diminuindo progressivamente com o passar de poucos meses. A conclusão gerou preocupação com a eficácia a longo prazo de algumas vacinas desenvolvidas contra a doença. O estudo saiu na publicação científica Science Immunology.

O Ministério da Saúde e a Azul Linhas Aéreas anunciaram, nesta quarta-feira (9), uma parceria para distribuição gratuita de vacinas contra a Covid-19 para todo o país. De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a parceria vai garantir mais celeridade e segurança ao processo logístico de imunização da população brasileira.

Deu no Estadão que ameaças a mulheres eleitas expõem ação coordenada de ódio na internet e uma investigação que envolve a Interpol. “Eleitas em 2020 relatam ameaças de morte, ofensas raciais e LGBTfóbicas; ‘Nossas vozes incomodam’, diz primeira vereadora negra de Curitiba”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.