BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta segunda-feira, 26
Responsável pela lei que regulamenta a atividade dos motoristas por aplicativos em Natal, a vereadora Nina Souza (PDT) tem feito sua campanha com algumas novidades
Daniela Freire
26/10/2020 | 12:44

SHOW DO MEIO MILHÃO

Desembarcou, nesta semana, na mesa do prefeito Berg Lisboa, de Goianinha, uma cobrança judicial no valor de R$ 475 mil. A conta foi herdada do ex-prefeito Junior Rocha, que saiu da prefeitura em 2016 e não pagou aos prestadores de serviço de transporte.

CENÁRIO

Em tempo: Júnior Rocha trabalha para voltar ao comando da Prefeitura com a esposa, a ex-secretária Nira Rocha (PL), que disputa a eleição com Berg Lisboa (PSD).

VOU DE APLICATIVO

Responsável pela lei que regulamenta a atividade dos motoristas por aplicativos em Natal, a vereadora Nina Souza (PDT) tem feito sua campanha com algumas novidades. Além das ações na rua e nas redes sociais, a parlamentar também tem ido ao encontro dos motoristas que trabalham nas plataformas de corrida.

ESPERTA

E como a parlamentar chega a esses encontros? Por meio de carros de aplicativo, é claro. Assim, Nina espera contribuir para fomentar a economia e ainda aproveita para apresentar o seu trabalho, explicando todos os detalhes da lei da categoria e a sua atividade parlamentar.

O ELEITO

Em entrevista à imprensa de Natal sobre o apoio não o­ficial de Bolsonaro a candidatos a prefeito da capital potiguar, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, acabou con­firmando a informação publicada pela coluna de que o coronel Hélio Oliveira tem vantagem na “disputa dentro da disputa” para ver qual concorrente da direita conta com a “simpatia” presidente.

AMIZADE

 Ao falar sobre o assunto, Fábio atestou a amizade entre Jair Bolsonaro e o candidato-aviador, acrescentando que o presidente tem estima pelo candidato a prefeito de Natal pelo PRTB. Segundo o ministro, apesar de não estar participando efetivamente da campanha, Bolsonaro é amigo de Hélio Oliveira.

OFICIAL

A coluna havia comentado sobre o fato, destacando que na briga por quem tem direito a mencionar o apoio “informal” de Bolsonaro, na campanha a prefeito de Natal, Hélio Oliveira tinha vantagem: a participação do vice-presidente da República Hamilton Mourão em sua propaganda de TV e rádio, dando o tom o­ cial de apoio do Governo Federal ao candidato.

TERMO…

“Marqueteiro, não. Estrategista de comunicação”. De acordo com reportagem publicada pelo UOL neste domingo, o termo “marqueteiro de campanha” saiu de moda. Mais que isso, o apelido não está sendo bem visto entre os mais importantes publicitários de campanha pelo país.

DO PASSADO

“Agora, nenhum publicitário encarregado de coordenar campanha eleitoral quer ser identi­ficado com o termo que, em outros tempos, de­finia o profissional que gastava fortunas para criar o candidato ‘ideal’, e ainda virava, ele próprio, uma celebridade”, diz a matéria do UOL.

FRENTE

O deputado estadual Getúlio Rêgo está propondo a criação de uma Frente Parlamentar de Apoio aos Consórcios Intermunicipais. O objetivo é incentivar os gestores a se organizar em consórcios públicos, como alternativa para atender as determinações legais e melhorar a qualidade e e­ ciência do serviço público nas regiões do RN.

INCREMENTAR

“Os consócios são parcerias para os municípios realizarem ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços prestados à população”, disse o parlamentar. Getúlio defende que haja uma discussão ampla entre os parlamentares, Poder Público, prefeitos, associações, empresários e organizações da sociedade civil sobre a temática.

TRANSPARÊNCIA

Após seguidos aumentos de pontuação na avaliação de transparência de informações relacionadas à Covid-19 divulgada pela ONG Open Knowledge Brasil, o Rio Grande do Norte assumiu a terceira colocação no ranking, entre todos os estados da Federação.

EM ALTA

No Nordeste, ­ cou em 2º lugar e 6 pontos acima do Governo Federal, que se posiciona como a 8ª maior nota de transparência Covid quando classi­ cado junto aos Estados e ao Distrito Federal.

ACORDO

O Governo do Estado assinou com o Ministério do Desenvolvimento Regional, de Rogério Marinho, e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), um Acordo de Cooperação Técnica para execução do Projeto Seridó.

PARA LICITAR

Pelo documento, o governo cede o projeto elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos para que a Codevasf faça a licitação para contratar a empresa construtora que executará as obras.

TRÁGICO

Colunista do UOL ‑ Taís Oyama, ao comentar sobre segunda onda de Covid na Europa: “A segunda onda pode chegar ao Brasil. Nesse caso, encontrará na linha de frente um general cujo lema é “um manda e outro obedece”, sendo que quem obedece é o general e quem manda é um presidente ocupado em fazer guerra de vacinas contra seu adversário político. O maremoto do coronavírus não passou e quem está no leme do navio é Jair Messias Bolsonaro. Salve-se quem puder”.

RÁPIDAS

>> Contra desmatamento, invasões e paralisação nas demarcações, candidaturas indígenas crescem 28%, segundo o El Pais Brasil. “Resposta à ameaças e trabalho de fomento político levam indígenas a deixarem de ser a raça menos representada nas eleições. Criação de partido próprio ainda não é consenso”, diz a matéria.

>> Fátima Bezerra empossou na última sexta-feira (23) os membros do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Rio Grande do Norte (CETER/RN). A retomada das atividades do Conselho, que tem representação tripartite do Governo, “é de fundamental importância para a geração de emprego e renda no Rio Grande do Norte”, destacou a governadora.

>> O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, filho “Zero Dois” do presidente, está preocupado com a possibilidade de não ser eleito nas eleições municipais. A informação é da revista Veja, que ainda destacou que o próprio Bolsonaro discorda do herdeiro e está totalmente confiante em sua reeleição.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.