BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta segunda 7

07/12/2020 | 10:10

COVID PEGANDO GERAL

Uma leva de jornalistas e políticos está testando positivo para a covid-19 nos últimos dias. No caso dos colegas de profissão, o problema parece ser a falta de cumprimento de protocolos mínimos de segurança em rádios, TVs e jornais. Já os políticos, vivem aglomerados – a maioria não usa nem máscara – desde a campanha eleitoral, que deixou muitos prefeitos eleitos com a infecção.

QUARENTENA

Ontem, anunciou teste positivo para o ‘SarsCov2’ o deputado federal Walter Alves, que relatou estar assintomático. Há poucos dias, o parlamentar do MDB esteve participando dos eventos promovidos pelo ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, em alguns municípios do Estado.

CUIDADO

Na agenda oficial, Walter surgiu sempre de máscara no rosto, assim como os demais presentes. Mas nos eventos extraoficiais… O deputado registrou no Instagram uma “parada para um lanche na Bodega Chico & Teta” em Mossoró, com Rogério e mais seis pessoas, todas sem máscara.

SONHO

“Em breve espero trazer boas e esperançosas notícias à população potiguar”. Foi nesse clima que a governadora Fátima Bezerra falou, neste domingo, sobre a possibilidade de as primeiras vacinas aprovadas pela Anvisa contra Covid-19 chegarem ao RN.

SE REALIZANDO?

Fátima adiantou, inclusive, que a Secretaria Estadual de Educação já “está articulando as ações relacionadas à campanha de vacinação” no Estado. “A aquisição de insumos e equipamentos necessários para o armazenamento e distribuição das vacinas de forma segura já está em tramitação”, garantiu a governadora.

ACESSÍVEL

Um dos pontos em destaque para a fala de Fátima Bezerra neste domingo sobre a vacina contra coronavírus foi quando ela disse que não medirá esforços para que o imunizante “chegue em todo o estado e seja acessível em todos os níveis populacionais”.

PRIORIDADE

Ela também escreveu, em caixa alta, outro detalhe importante. De que é “imprescindível a inclusão dos profissionais da educação na imunização da Covid, além dos outros grupos prioritários.

UNÂNIME

Há poucos dias, a diretora Executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e ex-secretária de Educação do RN Cláudia Santa Rosa defendeu exatamente o mesmo que a governadora: que profissionais da área de Educação sejam priorizados no cronograma de vacinação contra a covid-19.

TODAS

Na postagem no Twitter de ontem, Fátima destacou a importância da defesa da incorporação do Programa Nacional de Imunizações de todas as vacinas contra a Covid-19. “Solicitei, junto aos Fórum dos Governadores, que se realize uma reunião com o Ministério da Saúde O quanto antes, para que tratemos do assunto com a devida seriedade e agilidade. Esperamos que a reunião aconteça na semana que vem, pois isso não pode ser postergado dada a relevância do tema”, escreveu.

POSTANDO…

A possibilidade de o Supremo Tribunal Federal permitir a reeleição para o comando do Congresso, mudando a interpretação expressa na Constituição e abrindo caminho para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se mantenha no cargo, foi assunto comentado pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo.

…OPINIÃO POLÍTICA

Ele comentou no Twitter que é contra “manobra casuística em curso” para permitir a reeleição no Congresso Nacional. “A reeleição na mesma legislatura afronta à Constituição, está sim, que deve estar acima de todas e Todos”, disse ele.

GUERRA FRIA

Falando nisso, a disputa pelo comando da Câmara virou o novo teste para medir a força de Bolsonaro, segundo a o jornal Estadão. Com receio do candidato de centro que deve ser lançado na eleição de 2022, o presidente pretende derrotar já agora Rodrigo Maia.

ARTE

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugurou a exposição Degas, que apresenta 76 obras do artista francês em diálogo com fotografias inéditas da artista Sofia Borges. São 73 esculturas de bronze, dois desenhos e uma pintura, que ficarão expostos até 1º de agosto de 2021. As releituras feitas pela fotógrafa foram produzidas em grande escala a partir das esculturas de Edgar Degas (1834-1917).

ANÁLISE DO FUTURO

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o ex-marqueteiro de vitoriosas campanhas petistas afirmou que as vitórias nestas eleições municipais “não são farol para 22”. E para ele, Bolsonaro não se reelege em 2022.

RÁPIDAS

>>“Eleitor se moveu para a direita, e derrota de Bolsonaro é imgerpressão”, afirmou o petista e ex-candidato a presidente Fernando Haddad à Folha. “Presidente administra mal seu cacife político”, disse ele, que continua defendendo Lula para 2022. Sobre Boulos, ele avalia que ele foi “beneficiado por recall”.

>>Deu na Folha: “Fux, Barroso e Fachin terão votos decisivos sobre drible à Constituição por reeleição de Maia e Alcolumbre. Placar de julgamento no Supremo é de 4 a 3 por brecha à possibilidade de reeleição no comando do Congresso”.

>>Inaceitável: A vereadora eleita Caroline Dartora (PT), de Curitiba, informou em suas redes sociais ter recebido ameaças de mortes e ofensas de cunho racistas. Professora da rede pública, ela será a primeira vereadora negra na capital paranaense a partir de 2021.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.