BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta quinta, 5
Daniela Freire
05/11/2020 | 05:41

Caso Ferrer

O deputado federal bolsonarista General Girão comentou em suas redes sociais o assunto mais comentado nesta terça-feira e que gerou revolta e indignação, principalmente entre as brasileiras: o tratamento recebido por Mariana Ferrer durante o julgamento de André de Carmargo Aranha, o homem que a estuprou (de acordo com inquérito policial) em Santa Catarina.

Crítica

Girão, assim como boa parte dos políticos, do judiciário, dos artistas, das celebridades e dos influenciadores, fez fortes críticas ao caso. Ele considerou “exacerbada a postura do promotor durante a audiência e indiscutivelmente absurda a omissão daquele que presidia a audiência, ao deixar de reprimir eventuais abusos do promotor e do advogado de defesa contra Mariana Ferrer”.

Justiça

Para o parlamentar do RN, “não pode um promotor querer inovar, criar tipos penais a fim de considerar culposa modalidades exclusivamente dolosas”. Em seu perfil no Twitter, Girão afirmou: “Uma falta de caráter fazer uma conjunção carnal sem a certeza de que havia receptividade, não poderia nunca ficar impune. Nossa Justiça precisa defender toda a sociedade”.

Missão

Na última quinta-feira, após três dias de intensas discussões a respeito dos investimentos do Governo do RN por meio do Projeto Governo Cidadão, a Missão do Banco Mundial foi concluída com a apresentação da execução global do Projeto. Na ocasião, também foi discutida a necessidade da extensão do prazo do acordo de empréstimo.

Importância

O vice governador Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra, destacou a importância das iniciativas do projeto para a população norte rio-grandense. “Quando tratamos do Governo Cidadão, estamos tratando de pessoas, de vida e dignidade”, ele disse, que considera que o projeto “tem sido imprescindível” para a gestão Fátima.

Prazo

“Nesses últimos dias, discutimos e avaliamos cada uma das aplicações do Projeto, seus benefícios e dificuldades, com as respectivas salvaguardas sociais e ambientais, apresentando as sustentações técnicas de maneira que os projetos sejam finalizados até o atual prazo de conclusão do empréstimo (31.03.21) na medida do possível”, explicou o secretário de Gestão Fernando Mineiro.

Objetivo

Na conclusão do projeto para a Missão do Banco Mundial, também foi mostrada a necessidade de ampliação do prazo para a conclusão dos demais investimentos que demandem mais tempo de execução, como o Hospital da Mulher, em Mossoró, e a Barragem de Pataxó, em Ipanguaçu.

Cuidados

A governadora Fátima Bezerra recebeu em audiência nesta quarta os presidentes das federações de triatlon e de ciclismo do RN para tratar de medidas de segurança para a prática esportiva e o transporte por bicicleta.

Sugestões

A governadora e o grupo discutiram pautas como a implantação de ciclofaixa na Via Costeira, indicação de interdição programada de área para treinamentos na Rota do Sol e/ou Via Costeira no horário das 5h às 7h, melhoria no asfalto da ciclofaixa da Rota do Sol e campanha educativa de conscientização no trânsito com foco no ciclismo.

De olho na reeleição

Deu no O Globo que a Câmara aprovou projeto que tira R$ 1,4 bilhão da Educação “para obras de infraestrutura”. Perfeito para o presidente Bolsonaro sair por aí lançando obra de olho na reeleição em 2024! Segundo O Globo, após acordo, o presidente do Senado Davi Alcolumbre garantiu que governo se comprometeu a repor valor para o setor. Veremos…

Preocupado

Donald Trump voltou a questionar a apuração dos votos nos EUA e nesta quarta-feira ele focou na mudança de cenário em alguns Estados. “Ontem à noite eu estava liderando, muitas vezes de forma sólida, em diversos Estados-chave… Muito estranho”, escreveu o atual presidente no Twitter.

Resposta à altura

A rede social classificou a afirmação como contestável, apontando que “parte ou todo o conteúdo compartilhado neste Tweet são contestáveis e podem ter informações incorretas sobre como participar de uma eleição ou outro processo cívico”.

Caridade

Os senadores aprovaram nesta quarta a criação do Prêmio Chico Xavier do Senado Federal (PRS 44/2020), que será concedido a pessoas ou entidades que se destaquem em ações sociais de caridade.
Segue para promulgação.

Rápidas

A economia dos EUA deve ter turbulência depois das eleições, segundo informa o Valor Econômico, que mostra que economistas preveem riscos mais iminentes, no caso de um impasse eleitoral, e outros mais persistentes, devido ao agravamento da pandemia no país, que deve levar a mais desemprego e falência, se um pacote não for aprovado.

A venda de veículos mantém recuperação e outubro foi o melhor mês de 2020 até agora. Os números abrangem as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus e foram divulgados pela Fenabrave, que representa as concessionárias.

Deu em Ancélmo Gois: O presidente da Associação Nacional dos Desembargadores, Marcelo Buhatem, quer uma ação rigorosa dos órgãos judiciários contra quem se omitiu de proteger a influenciadora digital Mariana Ferrer, alvo de agressão verbal e psicológica durante o julgamento de seu estupro. Para ele, é preciso mostrar para a sociedade que o Judiciário zela pelos direitos humanos e pela manutenção da Justiça e que o Direito Penal do Inimigo nunca é destinado à vítima.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.