BUSCAR
BUSCAR
Social
Confira a coluna de Daniela Freire desta quarta-feira 23

23/12/2020 | 06:58

Desdém
Depois de um jantar de confraternização no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul (SC), na segunda, sem seguir nenhum protocolo de biossegurança contra covid, o presidente Bolsonaro ainda foi filmado nesta terça pelo seu próprio ministro das Comunicações, o potiguar Fábio Faria, em uma praia da cidade cercado por dezenas de pessoas sem máscara ou distanciamento.

Nem aí!
Em seguida, as imagens mostram o presidente num barco com Fábio, o apresentador do SBT Ratinho e mais três pessoas. E, logicamente, que todos eles estavam ignorando o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil. O próprio presente e um ministro de Estado ‘metendo’ o famoso “’tô’ nem aí” para as mais de 180 mil vítimas da doença até aqui.

O absurdo..
Pior: como se não bastasse o comportamento de desdém com os mortos, com os parentes dos mortos e com as pessoas que sobreviveram à covid mas que continuaram com sequelas, o ministro das Comunicações resolveu publicizar o absurdo.

…Sendo comemorado
Ele postou as cenas nas redes sociais, dando uma boa ideia do quanto ele próprio e o seu ‘chefe supremo’ ignoram o sofrimento de milhões de brasileiros. “Havia tanta gente na praia que até espantaram os peixes”, comemorou o potiguar. Inacreditável!

Imoral
Vale ressaltar que Santa Catarina, onde aconteceram o jantar e o passeio de barco do presidente sem protocolos contra covid, é atualmente um dos estados mais afetados pela pandemia no país, estando com quase 90% das UTIs ocupadas nesse momento.

Aliás…
Usar máscara – assim como se vacinar – não é uma questão individual, é coletiva. Ao decidir não usar máscara você se arrisca porque quer, mas obriga o outro a correr o mesmo risco. E, nesse caso, “o outro” é toda a sociedade com a qual você convive.

Sempre junto
Por falar na visita de Bolsonaro a Santa Catarina, outro ministro potiguar foi quem esteve ao do presidente no voo sobre os municípios daquele estado atingidos por fortes chuvas e que entraram em estado de calamidade: Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, que está em todas as agendas importantes ao lado de Bolsonaro.

Conteúdo…
O deputado estadual Gustavo Carvalho fez duras críticas, nesta terça-feira, ao mais recente conteúdo publicitário que está sendo divulgado pelo Governo Fátima Bezerra nos mais diversos formatos. “O material é quase na sua totalidade mentiroso e agride a inteligência das pessoas do RN”, atirou o parlamentar.

…Questionável
Para ele, o material gráfico de propaganda distribuído pela atual gestão sobre as ações do Poder Executivo tem excelente qualidade e foi muito bem feito pela agência de publicidade responsável, mas as informações divulgadas, como a que diz que o Governo estruturou 600 novos leitos de hospital, são questionáveis.

Resposta
O deputado também pediu atenção à área de infraestrutura. “O Governo diz que a recuperação da rodovia que liga os municípios de Caicó e Jucurutu foi feita por essa gestão, mas o povo é inteligente e saberá dar a resposta no momento certo”, disse o oposicionista.

Prioridade
Sobre a propaganda institucional da administração Fátima Bezerra, quem também comentou foi o deputado Getúlio Rêgo. Que falou do uso de recursos públicos para publicidade governamental em vez de priorizar a saúde. “O poder público deixa de atender procedimentos na saúde com partes desses recursos”, ele afirmou.

Prisão festiva
De um jurista potiguar de olho nos últimos acontecimentos políticos no Rio de Janeiro: “Essa prisão cautelar de Crivella, faltando dez dias para deixar de ser prefeito, é mais um espetáculo vergonhoso encenado pelo judiciário brasileiro. É isso que temos hoje. Nesses dez dias finais, esse acusado iria arrebentar tudo? De que maneira?”.

Oposição unida
As Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e de Finanças e Fiscalização (CFF) rejeitaram, por unanimidade, nesta segunda, o veto parcial do Governo do Estado às emendas aprovadas em Plenário no último dia 20 de outubro para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021.

Razões
Na decisão para vetar parcialmente o Projeto de Lei 123/2020, a governadora Fátima Bezerra registrou entre as razões a ampliação da definição de emenda parlamentar em individuais e coletivas e definição da programação financeira. Mas os relatores, Cristiane Dantas, na CCJ, e Tomba Farias, na CFF, não consideraram haver vício de iniciativa nas emendas apresentadas pelo Parlamento.

Rápidas

RN podia imitar: O estado de SP ficará na fase vermelha durante Natal e ano-novo. Nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro apenas serviços essenciais funcionarão para conter nova alta de mortes e casos de coronavírus.

Deu no jornal Estadão que a morte de idosos por covid-19 tem provocado o empobrecimento de famílias brasileiras. “Em 18,1% das famílias, idosos são a única fonte de renda; 74% das mortes na pandemia são de pessoas com mais de 60 anos”, informa matéria.

A articulação de Rodrigo Maia para a eleição na Câmara gerou impasse no MDB, segundo noticiou a imprensa nacional nesta terça. Senadores do partido procuraram Baleia Rossi, nome favorito do presidente da Casa, para dizer que a sigla terá um candidato próprio à presidência do Senado e que, por isso, seria melhor que ele desistisse da disputa para a sucessão de Maia.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.