BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta quarta-feira, 14
Daniela Freire
14/10/2020 | 05:40

GORDOS JETONS

Teve mais Rogério Marinho em pauta na imprensa nacional. Ontem, ele foi destaque em matéria publicada pela Folha de S.Paulo como o ministro de Bolsonaro que mais “infla” o salário com recebimento de “jetons”. O potiguar é o primeiro entre os cinco que mais se beneficia com gratificações por participar de reuniões de estatais.

ACIMA DO TETO

Segundo a Folha, o ministro do Desenvolvimento Regional ganha um “extra” de até R$ 21 mil em seu salário de R$ 30,9 mil, superando o teto do funcionalismo. A reportagem repercutiu negativamente nos bastidores e rendeu críticas ao ministro Paulo Guedes por excesso de gastos entre ministros da área econômica.

PASSEIO VISTO

E esse não foi o único fato que deixou o ministro potiguar em destaque nesta terça-feira. O colunista do O Globo Lauro Jardim noticiou que Marinho estava “de Havaianas e máscara na mão, na madrugada do Leblon”.

MAL EXEMPLO

Segundo o jornalista, numa saída “temporária” de sua guerra com Paulo Guedes, Rogério Marinho resolveu passear com a família e apareceu no “tradicional BB Lanches. “Como típico frequentador do Leblon, chegou de máscara na mão”. “Depois, comeu na calçada enquanto a noite do bairro ainda pegava fogo”, contou Jardim.

EM BUSCA…

Candidato a prefeito de Natal pelo Podemos, comandado com rigor no RN pelo senador Styvenson Valentim, Afrânio Miranda iniciou os contatos com grupos religiosos para conquistar as “bênçãos divinas para essa árdua e nobre missão”. Nesta terça ele teve um encontro com a Igreja Católica, representada pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira.

…DA BENÇÃO

Sobre a conversa, Afrânio Miranda comentou: “Tivemos um momento muito especial, onde tivemos oportunidade de conversar sobre nosso plano de governo à frente da Prefeitura do Natal.

FALANDO EM ENCONTROS…

Nesta terça-feira, o vice-governador Antenor Roberto recebeu os superintendentes da Caixa Econômica Federal (CFE) Lamark Rodrigues (Executivo) e Fares Haum Junior (Regional/RN), no gabinete da vice governadoria. Encontro com intenção de estreitar o relacionamento e as parcerias entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal.

DECRETO

E o decreto de campanha da Prefeitura do Natal voltou à discussão na Assembleia Legislativa. Recebeu mais uma voz o apoio do deputado José Dias. Ele enalteceu o documento, já derrubado pela Justiça Eleitoral, que pedia o fim de passeatas, carreatas e afins. “É uma ignorância dizer que não fazer campanha é um atentado à democracia”, avaliou.

OFICIAL

A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte entregou o projeto de Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, de forma oficial, ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, nesta terça-feira 13. O ato foi realizado para pedir celeridade em torno da matéria, que agora seguirá para votação em plenário.

CONTRIBUINDO

A ação contou com a presença dos parlamentares que integram o colegiado e dos líderes da classe produtiva potiguar. “A Assembleia está, mais uma vez, dando a sua contribuição ao crescimento do RN. Fizemos uma Frente com deputados comprometidos e este é o resultado”, comemorou Ezequiel.

PAPO BOM…

No Estadão desta terça uma notícia curiosa: uma conversa de cerca de 40 minutos entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Corte, Luiz Fux, em pleno auge da turbulência no STF. O jornal diz que não houve declarações deles à imprensa e que esta foi a primeira visita de cortesia de Bolsonaro após Fux assumir o comando do Supremo em 10 de setembro.

COINCIDÊNCIA?

“Encontro na sede do STF, às vésperas da sabatina do desembargador Kassio Marques no Senado, indicado por Bolsonaro para ocupar a vaga do decano Celso de Mello, que se aposenta nesta terça”, informou o Estadão.

BALANÇA ERRADA

“Vi os meninos do vôlei, do futebol, que têm opiniões contrárias à minha”. Da atleta Carol Solberg, punida ontem com advertência pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter gritado “Fora, Bolsonaro” durante entrevista após uma competição. Ela se referiu aos casos dos jogadores de quadra Wallace e Maurício Souza que mostraram a “arminha” de Bolsonaro em quadra e nada aconteceu.

PATRIMÔNIO

Trinta dos 60 deputados e senadores que concorrem a cargos de prefeito e vice-prefeito em 2020 declararam ter menos patrimônio do que na última eleição. Levantamento do site Congresso em Foco mostra que ao menos 20 tiveram variações negativas superiores a 10%, e ao menos quatro disseram ter perdido mais da metade do patrimônio os últimos dois anos.

RÁPIDAS…

“Bolsonaro tinha um entorno paralelo, não se pautava no Ministério da Saúde ou os ministros do campo militar. Ele se pautava pela internet, esse mundo virtual. Não era se eu iria sair: era quando eu iria sair”. Do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta em entrevista ao Roda Viva, nesta segunda-feira 12.

Sucesso: Deu na coluna Radar Econômico, da Veja, que o Nubank, fundado em 2013, alcançou a marca de 30 milhões de clientes. São mais de 26 milhões de contas no Brasil. Além disso, o número de usuários com acesso aos cartões de crédito da cor roxa gira em torno de 15 milhões.

A Deutsche Welle (DW), emissora internacional da Alemanha, noticiou que o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles minimiza a responsabilidade do governo federal no Pantanal e defende frear a destruição com expansão da pecuária, incêndios controlados e uso de produtos químicos sem regulamentação no Brasil.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.