BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Alex Viana desta quarta, 11
Pesquisa Consult mostra que Álvaro Dias (PSDB) tem 49,9% das intenções de voto.
Alex Viana
11/11/2020 | 05:35

CENÁRIO PRÓ-ÁLVARO I

A pesquisa Consult divulgada nesta terça-feira 10 pela 98 FM, com números da corrida eleitoral em Natal, trouxe praticamente o mesmo resultado do levantamento feito pelo Instituto Exatus a pedido do Agora RN, e que tinha sido divulgado um dia antes.

CENÁRIO PRÓ-ÁLVARO II

Na Consult/98 FM, o prefeito e candidato à reeleição, Álvaro Dias (PSDB), aparece com 49,9% das intenções de voto. Na Exatus/Agora RN, ele tem 49,8%. Nos dois levantamentos, o segundo lugar é do candidato Delegado Leocádio (PSL), mas longe de representar uma ameaça ao atual prefeito.

CENÁRIO PRÓ-ÁLVARO III

A Consult aplicou 1 mil questionários de 6 a 9 de novembro. Margem de erro de 3,1 pontos percentuais, com 95% de confiança. O registro é o RN 07795/2020. Já a Exatus, publicada um dia antes, ouviu 2 mil pessoas nos dias 30 de outubro e 1º de novembro. Margem de erro de 2,2 pontos, com confiança de 95%. O registro é o RN-01756/2020.

CENÁRIO PRÓ-ÁLVARO IV

Tanto em uma pesquisa como na outra, o prefeito de Natal tem vantagem folgada sobre Leocádio. Se o que está retratado nos levantamentos se confirmar nas urnas, só o imponderável tira a vitória de Álvaro Dias ainda no 1º turno, a ser realizado no próximo domingo 15.

QUOCIENTE I

O apresentador Leo Souza, candidato a vereador de Natal pelo Cidadania, usou as redes sociais para fazer um apelo. Pediu aos seus apoiadores que conquistem mais votos, para que não se repita o que aconteceu com Amanda Gurgel em 2016.

QUOCIENTE II

Leo teme ser um dos mais votados e, mesmo assim, não ser eleito. Isso porque há um risco de o seu partido não conseguir votos suficientes para atingir o quociente eleitoral, que deve girar em torno de 13 mil votos.

QUOCIENTE III

Na última eleição, Amanda Gurgel, que tentava a reeleição, recebeu nada menos que 8 mil votos – sendo a 2ª mais votada naquele pleito. Seu partido, entretanto, o PSTU, só fez 10 mil votos no total (já contando com os dela), o que não foi suficiente para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal.

QUOCIENTE IV

No Instagram, Leo Souza explicou sua situação aos eleitores: “Escolhi fazer uma campanha limpa, sem padrinhos políticos nem grandes estruturas partidárias. Conscientemente, me decidi por um partido pequeno. Sei que o quociente eleitoral pode ser um obstáculo, mas sei também que a vontade de Deus e do povo não tem quem segure.”

SÉRIE DE ENTREVISTAS

Em função da instabilidade no serviço da Cabo Telecom, o Agora RN não pode realizar nesta terça-feira, ao vivo para as redes sociais, a 11ª entrevista da série com os candidatos à Prefeitura do Natal. Com isso, a sabatina com Kelps Lima (Solidariedade) acontecerá nesta quarta-feira 11, assim como a de Nevinha Valentim (PSOL). Os detalhes estão na página do Agora RN no Instagram.

EXEMPLO PARA O MUNDO I

Se tem algo a ser celebrado é o exemplo que o Brasil dá ao mundo quando o assunto é agilidade no processo eleitoral.

EXEMPLO PARA O MUNDO II

Prova disso será dada no domingo 15. Aqui no RN, a previsão da Justiça Eleitoral é que, às 21h, apenas três horas depois do fim da votação eletrônica, já saibamos quem são os novos prefeitos e vereadores dos 167 municípios do Estado. Até parece a apuração da eleição americana – que, até agora, uma semana depois do dia D, e com votação antecipada, não acabou.

IPANGUAÇU I

Após ser alvo de mandado de busca de apreensão, o prefeito de Ipanguaçu e candidato à reeleição, Valderedo Bertoldo (PL), divulgou uma nota afirmando “não haver qualquer irregularidade” em sua campanha eleitoral e que a juíza responsável usou como base “um único depoimento” de “apoiador explícito” de adversários políticos. Ele também se colocou à disposição da Justiça para esclarecimentos.

IPANGUAÇU II

“O povo de Ipanguaçu sabe que nosso trabalho é realizado de forma honesta, transparente, com respeito e obediência à legislação eleitoral, tanto que não foi encontrada nenhuma irregularidade”, disse o prefeito.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.