BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Coluna Bastidores: Prefeito Álvaro Dias não descarta cinco nomes para sucessão

Confira os destaques da coluna Bastidores da Política Potiguar publicada na edição deste fim de semana do AGORA RN
Redação
21/10/2023 | 05:00

Faltam 71 dias para a chegada de 2024. Sem pressa, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) vai levando a definição do nome que poderá ter seu apoio até onde pode. Uma coisa é certa: este ano Álvaro não vai decidir nada. O prefeito deu sinais para Rafael Motta (PSB) nas últimas horas. Cita Paulinho Freire (União Brasil). Também em entrevistas faz questão em elevar seus auxiliares: Joanna Guerra (Planajemento), Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo) e Carlson Gomes (Infraestrutura).

Indagado na 96 FM, citou até o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), caso o apoiasse em 2024. “É muita possibilidade se eu declarar apoio a Carlos Eduardo, ele se fortalecer, porque já tem um bom percentual da preferência do eleitorado. Claro, a gente levando a força do nosso apoio realmente consolidaria e haveria uma possibilidade de vencer a eleição até no primeiro turo”, afirmou Álvaro. “Não tenho problemas em conversar com ele não. Eu estou afastado dele, mas nada impede que eu venha conversar com ele, trocar ideias, como vou conversar com os outros, a exemplo de Paulinho Freire, com quem estive no meu gabinete na Avenida Floriano Peixoto. Tentamos conviver bem”, fechou.

Alvaro Dias Prefeito de Natal RN (10)
Prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), durante evento de lançamento do PAC-3 em Natal - Foto: José Aldenir / Agora RN

Sinais

O prefeito Álvaro Dias confirmou o anúncio feito pelo ex-deputado Rafael Motta da aliança entre PSB e Republicanos para as Eleições 2024. Faz tempo que a coluna vem adiantando essas conversas de bastidores. Inclusive, uma nominata menor, com candidatos sem mandato, será construída no PSB. Rafael deu uma largada como pré-candidato hoje mais próximo a Álvaro. “Caminharemos juntos, inclusive com o compromisso de Rafael Motta de apoiar o nosso candidato a prefeito de Natal, quem quer que seja. Ele deixou a cargo nosso, deixou a decisão ao nosso encargo de escolher, de definir o candidato a prefeito que o PSB apoiará. Ele é um candidato que vem sendo falado, inclusive analisado por nós também. Mas, na discussão, ele disse que apoiará qualquer que seja o candidato a prefeito. Pode ser filiado ao Republicanos, pode ser filiado ao PDT, ao PSB… Qualquer que seja o candidato definido, terá o apoio do PSB”, frisou Álvaro na 98 FM de Natal.

A favor

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, é favorável à manutenção da alíquota do ICMS em 20% no Rio Grande do Norte. “A queda da arrecadação das prefeituras é uma realidade. Realmente, muito preocupante. Nós conseguimos manter os salários em dia a duras penas, com muita dificuldade, porque realmente a queda do FPM, da arrecadação, é muito constrangedora e muito dura. Muito difícil para a cidade do Natal e qualquer município do Rio Grande do Norte e do Brasil”, declarou o prefeito de Natal.

Novo líder

Com respaldo do presidente nacional, senador Ciro Nogueira (PI), o novo comando do PP no RN será com o deputado federal João Maia. O atual dirigente, Beto Rosado, fez discurso ontem: “Agora o nosso líder é João Maia”. Tudo testemunhado pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Doutor Luizinho (RJ), e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PB). Na lista de novos filiados, o deputado estadual Neilton Diógenes, que deixou o PL. Também alguns prefeitos do antigo partido de João.

Seridó

A governadora Fátima Bezerra reuniu ontem em Caicó, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, prefeitos da região, o deputado federal Fernando Mineiro, os deputados estaduais Francisco do PT e Divaneide Basílio e o ex-deputado estadual Vivaldo Costa (PV), este último que ainda aguarda ser convocado para assumir uma vaga na Assembleia. As duas mulheres e a plateia cortaram a fita da Policlínica Regional do Seridó, que funcionará de maneira regional atendendo a 12 municípios e beneficiando aproximadamente 192 mil pessoas. A senadora Zenaide Maia (PSD) também vem sendo presente nas agendas pelo interior potiguar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nikolas Ferreira critica fiscalização do Pix: “Vilão do Brasil é quem ganha R$ 5 mil”
Deputado federal afirma que medida pode levar brasileiros a evitarem transações eletrônicas para fugir de controle da Receita Federal
14/01/2025 às 20:20
Fake news sobre Pix é ‘atitude criminosa’, diz novo ministro da Secom
Ministro da Secom afirma que combater desinformação será prioridade e nega qualquer mudança no uso do Pix
14/01/2025 às 19:48
Crônico há mais de 20 anos, problema do transporte público pode ter solução na gestão Paulinho Freire, diz vereador
Com a promessa da realização da licitação, Aldo Clemente acredita que Natal dará um passo importante para resolver um dos seus maiores gargalos urbanos
14/01/2025 às 16:13
César Maia reafirma independência do Legislativo e admite disputar presidência da Fecam
Vereador reafirma autonomia da Casa e considera candidatura à Fecam
14/01/2025 às 15:39
“Femurn precisa tomar novo rumo”, diz candidato a presidente da entidade
Prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique, delineia razões para disputar presidência da entidade
14/01/2025 às 11:43
Atraso em pagamentos não tem relação com demora para posse de Kelps, afirma Prefeitura
Gestão afirma que problemas técnicos em dados bancários de servidores são motivo para retenções pontuais nos salários
14/01/2025 às 11:08
Allyson Bezerra anuncia novas nomeações para o secretariado de Mossoró
Prefeito anunciou alterações como a criação de novas secretarias e a substituição de alguns titulares
14/01/2025 às 10:18
Falta de “documento oficial” dificulta liberação de passaporte de Bolsonaro para viagem aos EUA
Passaporte do ex-presidente foi apreendido em fevereiro do ano passado pela Polícia Federal
14/01/2025 às 08:49
“Passou da hora de uma fiscalização séria na engorda”, afirma Mineiro
Deputado federal do PT avalia impacto das decisões judiciais que limitaram a fiscalização da obra. “Lamentável que a obra da engorda de Ponta Negra apresente esse tipo de problema”
14/01/2025 às 05:20