BUSCAR
BUSCAR
Declaração
“Buscando solução”, diz Álvaro Dias sobre impasse no avanço da vacinação contra a Covid-19 em Natal
Também nesta terça-feira 8, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, afirmou que haverá uma reunião nesta quarta-feira 9 para a possível definição do avanço da imunização na cidade
Redação
08/06/2021 | 10:41

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), usou o Twitter nesta terça-feira 8 para reforçar que vai fazer o necessário para avançar a imunização contra a Covid-19 na capital potiguar. Até o momento, Natal é a única capital do Nordeste que ainda não começou a vacinação do público geral, sem comorbidades.

“Quero esclarecer que estamos fazendo nossa parte com a vacinação. Infelizmente, além da escassez de vacinas que recebemos do governo estadual, há uma decisão judicial para Natal, que faz com que não seja possível atingir novos públicos na velocidade que a prefeitura gostaria”, escreveu o prefeito na rede social.

“Essa decisão da justiça impede a SMS do município de Natal atender o público sem comorbidades, simultaneamente com os grupos prioritários. Mas quero tranquilizar a todos e dizer que estamos buscando uma solução para reverter essa situação”, continuou. “Solicitamos ao MP a revisão dessa decisão e também à Comissão de Intergestores Bipartite para estabelecer a pauta do avanço da vacinação, por faixa etária decrescente, conforme possibilita o Plano Nacional de Imunização, uma vez que a procura nos pontos de vacinação está baixa”.

Também nesta terça-feira 8, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, afirmou que haverá uma reunião nesta quarta-feira 9 para a possível definição de novas faixas etárias a serem imunizadas. “A reunião será entre o Ministério Público, SMS, Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems), para que haja um consenso entre os municípios potiguares”, disse George. Até o momento, apenas Mossoró começou a vacinar pessoas sem comorbidades no Estado.

De acordo com George Antunes, Natal está pronta para avançar na campanha, mesmo sem doses extras do Ministério da Saúde. “Temos doses suficientes para isso. Ainda há uma baixa procura da população, alguns pontos de vacinação estão ociosos”, disse.

Prefeitura esclarece motivo para ainda não ter avançado na imunização

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) emitiu uma nota para explicar a não redução da faixa etária do público a ser vacinado contra a Covid-19. Conforme o texto, tal situação se deve à decisão judicial exarada na Ação Civil Pública, em abril de 2021, movida pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do RN. A ação levou a Justiça a determinar ao Município de Natal que se abstenha de incluir ou modificar a ordem dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização sem prévia autorização do Ministério da Saúde.

De acordo com o esclarecimento da SMS, a nota técnica nº 717/2021, do Ministério da Saúde, publicada do dia 28 de maio, orienta que “deve-se manter a vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no PNO, e Estados e Municípios que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, poderão pactuar em Comissão Intergestores Bipartite a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade, garantindo o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários”.

Na reunião da bipartite (composta por Secretaria Estadual e secretarias municipais de saúde) realizada na semana passada, a decisão foi por não iniciar a vacinação desse grupo paralelamente aos trabalhadores da Educação, portos, aeroportos, forças de segurança e demais grupos atualmente atendidos. Sendo assim, segundo a nota, a Secretaria de Saúde de Natal aguarda uma revisão da decisão judicial supracitada. Nesta terça-feira 8, a capital potiguar iniciou a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha
Proporção de pessoas que se sentem muito inseguras ao escurecer cresceu em cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada há seis meses atrás
28/03/2024 às 21:15
Concurso da Petrobras tem 161.460 inscrições. Veja demanda por vaga
A banca Cebraspe divulgou a demanda por vaga do Concurso da Petrobras, que ofertou 6.412 vagas
26/03/2024 às 19:09
Burger King dará sanduíche grátis para calvos “drive-thru”; veja como participar
Rede de fast food dará um Whopper de presente para quem comprovar tipo específico de calvície
26/03/2024 às 18:59
Homem que assediou mulher em elevador é denunciado por importunação sexual
Após a divulgação do caso, outras duas mulheres fizeram denúncia contra Israel Leal Bandeira Neto
25/03/2024 às 14:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.