BUSCAR
BUSCAR
Enfrentamento
Após quase 20 dias de combate, bombeiros controlam mais longo incêndio florestal do RN
Incêndio florestal começou no dia 23 de setembro, atingindo uma área de serra na zona rural do município de Serra Negra do Norte
Redação
12/10/2020 | 10:43

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte trabalharam quase 20 dias até conseguirem controlar um incêndio florestal de grandes proporções em uma área de serra, na zona rural do município de Serra Negra do Norte, região do Seridó potiguar. Este foi o mais longo incêndio florestal do RN em 2020.

“Depois de vários dias de muito trabalho, conseguimos debelar as chamas e lograr êxito em Serra Negra. Enfrentamos uma área de vegetação densa e de difícil acesso. Lá tudo é serra. Uma colada na outra. O fogo atingia uma e se espalhava. Desde o início, um dos nossos objetivos era impedir que isso acontecesse. Nessa ocorrência, atuamos incansavelmente de forma integrada com o município e a Defesa Civil. Felizmente deu tudo certo e o incêndio foi controlado”, explicou o comandante do 2° Grupamento de Bombeiros, major Alcione Araújo, nesta segunda-feira 12.

Início do incêndio

Foi no dia 23 de setembro que o Corpo de Bombeiros recebeu o primeiro chamado para a ocorrência. Inicialmente, cerca de 20 bombeiros militares de Caicó e Mossoró foram deslocados para controlar às chamas. Porém, devido as dificuldades, foi necessário um reforço de 22 agentes da capital.

Ainda de acordo com o major Alcione Araújo, o fogo não atingiu casas e tampouco ameaçou a população. “A ocorrência aconteceu em uma área remota do município. Havia algumas casas e fazendas, mas fizemos o trabalho preventivo e graças a Deus não houve perigo, mesmo assim continuamos monitorando a área”, finalizou.

Aainda não é possível dizer a dimensão da área atingida. Ninguém ficou ferido e a causa do incêndio não foi descoberta.

Outro incêndio em Serra Negra do Norte

Esse é o segundo incêndio que ocorre neste ano em Serra Negra do Norte. No mês de agosto, outro incêndio de grande proporção atingiu a Estação Ecológica do Seridó. Na ocasião, os bombeiros passaram quatro dias para apagar o fogo.

Operação Abrace o Meio Ambiente

Sabendo que o período de seca do estado do Rio Grande do Norte está se aproximando neste segundo semestre, o Governo do RN, montou uma força-tarefa com vários órgãos públicos que também atuam na defesa do meio ambiente. O objetivo do trabalho em conjunto é prevenir e combater incêndios florestais durante esse período, garantindo a preservação da fauna e da flora.

Diante disso, o Corpo de Bombeiros Militar e o Idema lançaram a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), que tem como intuito intensificar as ações contra incêndios florestais por meio de investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais e outras estruturas necessárias para reforçar o trabalho de prevenção e combate. A vegetação seca, os ventos fortes e as temperaturas elevadas têm potencializado incêndios florestais no estado.

Nesse sentido, a Corporação recomenda que a população suspenda a prática de queima de lixo nas proximidades da vegetação para evitar o risco de novos focos de incêndio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.