BUSCAR
BUSCAR
Entrevista

Alice Carvalho destaca relação com personagem de Cangaço Novo: “Temos a verve de lutar por um futuro melhor”

Protagonista da nova série da Prime Video, atriz potiguar revela como foi a preparação para interpretar Dinorah
Caroll Medeiros
19/08/2023 | 07:20

A eletrizante “Cangaço Novo” toca o terror no Nordeste. Alice Carvalho, atriz, roteirista e diretora potiguar protagoniza a nova série original do Prime Vídeo que teve sua estreia em 240 países nesta sexta-feira 18. Além de Alice, que interpreta Dinorah, outros atores do Rio Grande do Norte integram o elenco. A direção é de Fábio Mendonça e Aly Muritiba, e a produção conta com oito episódios de uma hora cada.

Ambientada no sertão nordestino, foi filmada nas cidades de Parelhas e Carnaúba dos Dantas no Rio Grande do Norte e em Cabaceiras, Paraíba. Os potiguares Ênio Cavalcante, Robson Medeiros, Pedro Emídio, por exemplo, também estão no elenco da produção. A criação da série ficou a cargo de Mariana Bardan e Eduardo Melo.

alice carvalho
Alice Carvalho em cena. Foto: Reprodução/Prime Video

Em cenas de pura ação, a família Vaqueiro mostra que “O destino é à prova de bala”. A trama é baseada na jornada de três irmãos que se misturam aos problemas estruturais do Brasil, como o crime organizado, corrupção e política. Ubaldo (Allan Souza Lima), sem nenhuma lembrança de sua infância, descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense: Dilvânia (Thainá Duarte) lidera um grupo que adora seu famoso pai falecido; e Dinorah (Alice Carvalho), que é a única mulher em uma gangue de ladrões de banco.

A potiguar Alice Carvalho se destacou em peças de teatro, webséries e já fez parte do elenco de produções como “Segunda Chamada” e “Manu”, e está na etapa de gravação de “Guerreiros do Sol”. Para Alice, “Cangaço Novo” a transformou enquanto atriz e pessoa: “Eu com certeza não sou a mesma Alice depois de Dinorah”.

Confira a entrevista com a atriz Alice Carvalho:

Agora RN – Dinorah é sua primeira protagonista em séries de streaming. Como foi para você interpretar este papel de destaque?

Alice Carvalho – “Dinorah” é uma personagem de grande profundidade, que exige um equilíbrio físico e mental intenso e cuidadoso. É uma mulher potente, que deixa de lado toda e qualquer vaidade. Durante os meses de preparação e filmagem, participei de aulas de equitação, levantamento de peso olímpico, tiro, muay thai, jiu-jitsu e treinamento de direção de precisão para motocicletas e carros. Fiquei longe de casa por 8 meses e me entreguei por inteira nesse projeto que me transformou enquanto atriz e pessoa. Eu com certeza não sou a mesma Alice depois de Dinorah.

Agora RN – O que Dinorah tem de Alice, e o que Alice tem de Dinorah?

Alice Carvalho – Dinorah é uma mulher que sobreviveu a vida dura a troco de muita luta e de um ideal de coletividade, passou por situações difíceis na infância e foi criada por uma família que – mesmo não sendo perfeita – sempre a compreendeu e lhe deu amor à sua maneira. Teve que se esforçar três vezes mais só por ser mulher, por ser sertaneja. Temos uma história familiar parecida e a verve de lutar por um futuro melhor mesmo em condições tão adversas. Não sei se estou à altura dessa personagem em coragem e força, mas tenho muito orgulho de ter sido seu cavalo.

Agora RN – Qual é o diferencial do enredo?

Alice Carvalho – Esse “Cangaço Novo” exigiu um novo olhar e um estudo aprofundado dos trabalhos de Frederico Pernambucano de Mello, que foram essenciais para compreender tanto o contexto histórico quanto às estratégias envolvidas nesse fenômeno. É fundamental reconhecer que, apesar de ser contemporâneo, o “Cangaço Novo” mantém alguns escudos semelhantes ao cangaço antigo e ainda carrega um apelo mítico e místico. Embora o banditismo não deva ser romantizado, ele faz parte do tecido cultural do Brasil e adquirir conhecimento sobre esses movimentos e seu impacto é vital para uma melhor compreensão da história e das culturas brasileiras.

Agora RN – E o sentimento de levar o Nordeste e o RN para tantos países?

Alice Carvalho – É uma experiência emocionante e gratificante. Foram 8 meses de gravação intensa e eu repetiria tudo. Aquela terra tem uma riqueza cultural e uma beleza que merecem ser compartilhadas com o mundo, e ter a oportunidade de participar dessa obra é um privilégio imenso. Estar lá, sentir aquele calor, o cheiro, passa a verdade daquele lugar e espero que o público possa se conectar com a região através disso e apreciar essa singularidade.

Agora RN – Além de você, outros potiguares estão no elenco. Como você enxerga a representatividade potiguar no audiovisual?

Alice Carvalho – É bom demais ver talentos locais sendo reconhecidos e tendo a oportunidade de contribuir para projetos de alcance nacional e internacional. Não apenas fortalece a indústria criativa local, mas também contribui para uma narrativa mais autêntica e diversificada, onde as vozes e histórias podem ser ouvidas e vistas em diversas plataformas. Espero que esse movimento continue a crescer em todas as frentes e temáticas, abrindo portas para mais artistas novos, locais e com propriedade e vivência sobre o tema que será discutido na trama. É isso que enriquece a nossa cultura.

Agora RN – Na sua visão, qual é o impacto de “Cangaço Novo”?

Alice Carvalho – “Cangaço Novo” oferece uma janela para uma parte da história brasileira muitas vezes desconhecida pelo público, abrindo espaço para uma compreensão mais profunda da complexidade da nossa cultura. A narrativa oferece uma perspectiva sobre o passado e o presente, destacando tanto as semelhanças quanto às transformações ao longo do tempo, como a busca por identidade e liberdade. É uma perspectiva mais completa sobre as transformações sociais, culturais e éticas que moldaram o Brasil ao longo do tempo.

Lula parabeniza Fernanda Torres por Globo de Ouro: “democracia merece”
Atriz venceu como Melhor Atriz em Filme de Drama pelo longa "Ainda Estou Aqui"
07/01/2025 às 19:19
Selton Mello reforça torcida para Globo de Ouro: “Brasil no topo”
O ator Selton Mello compartilhou como se sente em ver Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres concorrendo ao Globo de Ouro
05/01/2025 às 17:05
Mariana Rios desabafa sobre tentar engravidar: “É bem solitário”
Em vídeo publicado no TikTok, a atriz criticou pressão existente em torno de "tentantes" e falou sobre seu desejo de ser mãe após ter sofrido aborto espontâneo em 2020
05/01/2025 às 16:20
Celebrei a indicação ao Globo de Ouro, mas as chances são nulas, diz Fernanda Torres
Às vésperas do prêmio, atriz diz que vai ao evento pela indicação, mas teme páreo com nomes como Nicole Kidman
05/01/2025 às 13:41
STJ mantém prisão preventiva de ex-bailarina do Faustão Natacha Horana
Influenciadora é investigada por suposto envolvimento em lavagem de dinheiro e ligação com o PC
31/12/2024 às 15:26
Whindersson Nunes brinca após derrota para indiano: “Palhaçada por US$ 500 mil”
Brasileiro foi derrotado em luta de boxe que abriu card principal de Tyson x Paul
16/11/2024 às 14:15
Defesa de Deolane recorre ao STF para barrar depoimento na CPI
Depoimento deve ocorrer no dia 30 de outubro
16/10/2024 às 18:28
Leonardo nega envolvimento com trabalho escravo após ter sido incluído na ‘lista suja’ do governo; veja
Fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego verificou em 2023 que seis funcionários vivem em condições análogas à escravidão
07/10/2024 às 18:51
‘Jamais trocaria minha paz por nenhum dinheiro desse mundo’, diz Gusttavo Lima sobre caso das bets
Cantor fez live com o advogado em seu Instagram; ele foi indiciado por suspeita de organização criminosa e lavagem de dinheiro
30/09/2024 às 19:31
Shawn Mendes declara amor ao Brasil em foto com o pai: “País mágico”
Cantor canadense, que se apresenta no último dia do Rock in Rio 2024, postou clique nas redes sociais
22/09/2024 às 11:38