BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Maria Alice Fernandes ganha 10 leitos neonatais e chega a 30 vagas intensivas, com 74 convocados neste ano

Hospital também instalou divisórias na UTI Pediátrica e criou Farmácia Satélite; rede estadual terá mais 10 leitos em Mipibu
Agora RN
02/09/2026 | 18:04

O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, ampliou a estrutura de atendimento neonatal com a implantação de 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo). As novas instalações foram apresentadas nesta terça-feira 1º durante visita da governadora Fátima Bezerra e do secretário estadual de Saúde Pública, Alexandre Motta. A unidade também recebeu melhorias na UTI Pediátrica e reforço na assistência farmacêutica.

Os novos leitos serão destinados a recém-nascidos que não precisam mais permanecer na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), mas ainda necessitam de acompanhamento hospitalar. A transferência desses pacientes para os cuidados intermediários permite liberar vagas da terapia intensiva para bebês em condições clínicas de maior complexidade.

Incubadoras e monitores na unidade neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes
Novos leitos de cuidados intermediários neonatais no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal. Foto: Acervo Agora RN

Com a ampliação, o Maria Alice passa a contar com 30 leitos destinados aos cuidados intensivos e intermediários: 10 vagas de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal e os 10 novos leitos de UCINCo.

Pessoal

A abertura dos novos leitos também está relacionada ao reforço do quadro de servidores. Mais de 80 profissionais aprovados em concurso e convocados neste ano já se apresentaram para trabalhar e, de acordo com o Governo do Estado, são necessários para colocar a nova estrutura em funcionamento.

Especificamente para o Maria Alice Fernandes, foram convocados 74 profissionais neste ano. Desse total, nove foram chamados para substituir candidatos anteriormente convocados que não tomaram posse dentro do prazo legal, e outros 65 foram destinados à Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional.

Outra intervenção apresentada foi a instalação de divisórias na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPED). A mudança reorganiza fisicamente os leitos e cria espaços mais individualizados para as crianças internadas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a nova configuração facilita a adoção de medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência hospitalar, além de proporcionar maior privacidade a pacientes e acompanhantes sem comprometer o monitoramento das equipes.

Além dos 10 leitos da UTI Pediátrica, o hospital possui 55 vagas de enfermaria, seis leitos de Unidade de Dependência de Ventilação Mecânica (UDVM), 10 de UTI Neonatal e, agora, 10 de cuidados intermediários neonatais.

O Maria Alice também recebeu novos farmacêuticos e técnicos em farmácia. O aumento do quadro possibilitou a implantação de uma Farmácia Satélite e a ampliação da atuação da Farmácia Clínica nos setores que concentram pacientes de maior complexidade. A assistência farmacêutica clínica foi organizada para atender diretamente os 30 leitos intensivos e intermediários da unidade, com acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes e apoio às demais equipes.

Referência estadual

O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes é referência estadual para atendimento infantil e recebe pacientes encaminhados de diferentes municípios do Rio Grande do Norte. Além das internações e do pronto-socorro, concentra serviços pediátricos especializados e é referência para o atendimento de crianças com doenças infectocontagiosas e vítimas de acidentes com animais peçonhentos. Na área cirúrgica, realiza cirurgia pediátrica geral, ortopédica pediátrica e tratamento cirúrgico de fissuras labiopalatinas.

A estrutura dispõe ainda de três salas cirúrgicas e serviços de Laboratório de Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Assistência Farmacêutica.

A expansão da assistência neonatal ocorre também em outras unidades estaduais. Em Mossoró, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia possui 10 leitos no complexo neonatal, divididos entre cinco de UTI Neonatal e cinco de cuidados intermediários, além de 19 leitos de enfermaria pediátrica, dois de estabilização e quatro de observação. Também em Mossoró, o Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia dispõe de três leitos pediátricos destinados a trauma e ortopedia e seis vagas de enfermaria cirúrgica.

Em Natal, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel possui seis leitos de UTI Pediátrica e 10 de enfermaria e urgência pediátrica. O Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina, conta com 20 leitos de UTI Neonatal, oito de UCINCo, oito vagas ativas de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e 35 no alojamento conjunto para mães e recém-nascidos.

A rede deverá ganhar ainda 10 novos leitos no Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu, com cinco vagas neonatais e cinco de cuidado intermediário neonatal Canguru. Para reforçar o funcionamento da unidade, o Estado convocou 117 concursados, entre técnicos, pediatras, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes técnicos administrativos.