BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Lei atualiza auxílios do Mais Médicos em Natal

Lei sancionada por Paulinho Freire aumenta benefícios de moradia e alimentação, com efeitos retroativos a abril de 2026
Por O Correio de Hoje
26/06/2026 | 16:16

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), sancionou nesta sexta-feira 26 a Lei nº 8.148, de 25 de junho de 2026, que reajusta os valores dos auxílios-moradia e alimentação pagos aos médicos participantes do Programa Mais Médicos para o Brasil que atuam na capital.

A norma, publicada após aprovação por unanimidade na Câmara Municipal, eleva o auxílio-moradia de R$ 1.200 para R$ 1.752,50, um aumento de aproximadamente 46%, e o auxílio-alimentação de R$ 500 para R$ 750, reajuste de 50%. Os novos valores entram em vigor na data da publicação da lei, com efeitos financeiros retroativos ao mês de abril de 2026.

mais medicos
Auxílios pagos aos profissionais do Mais Médicos estavam sem atualização - Foto: agência brasil

A legislação altera o caput do artigo 3º da Lei nº 6.424, de 9 de dezembro de 2013, e o caput do artigo 4º da Lei nº 6.486, de 2014, que regulamentam os benefícios concedidos aos profissionais do programa no município. O texto também estabelece que as despesas serão custeadas por dotações orçamentárias próprias e autoriza o Poder Executivo a abrir créditos suplementares, caso necessário, para garantir a execução da medida.

A proposta foi encaminhada pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) à Câmara Municipal sob a justificativa de que os benefícios precisavam ser atualizados diante da elevação do custo de vida e da necessidade de manter médicos atuando na Atenção Primária à Saúde da rede municipal.

Os valores pagos pelo Município permaneciam inalterados havia mais de uma década. Em dezembro de 2013, durante a gestão do então prefeito Carlos Eduardo Alves, a Lei nº 6.424 instituiu o auxílio-moradia em R$ 1.200 e o auxílio-alimentação em R$ 371. No ano seguinte, a Lei nº 6.486 reajustou apenas o auxílio-alimentação para R$ 500, quantia que permaneceu vigente até a aprovação da nova legislação.

Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o Executivo municipal também citou a Portaria nº 300/2017, do Ministério da Saúde, que estabelece parâmetros para os benefícios concedidos aos participantes do Programa Mais Médicos. Segundo a norma federal, o auxílio-moradia pode variar entre R$ 550 e R$ 2.750, enquanto o auxílio-alimentação deve ficar entre R$ 550 e R$ 770.

O reajuste foi recebido de forma positiva pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), que considera a atualização uma resposta a uma reivindicação antiga dos profissionais vinculados ao programa.

Além de defender a atualização dos benefícios pagos pelas administrações municipais, o Sinmed-RN participa de uma mobilização nacional pela revisão da bolsa paga pelo Ministério da Saúde aos profissionais do programa. Segundo a entidade, a remuneração federal também acumula perdas ao longo dos anos e precisa ser reajustada para acompanhar a inflação e o aumento do custo de vida.

Criado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de médicos na Atenção Primária, especialmente em regiões com dificuldade de provimento de profissionais, o Programa Mais Médicos prevê o pagamento de uma bolsa financiada pela União, enquanto benefícios como auxílio-moradia e auxílio-alimentação ficam sob responsabilidade dos municípios participantes. Com a nova legislação, a Prefeitura de Natal busca adequar esses benefícios aos custos atuais enfrentados pelos profissionais e contribuir para sua permanência na rede municipal de saúde.