BUSCAR
BUSCAR
Retorno
Abrasel confirma reabertura de restaurantes, lanchonetes e food parks em Natal nesta terça (7)
Ação respeita os critérios determinado pelo Decreto do Governo Estadual, como a aferição de temperatura e limitação de quatro pessoas por mesa
Redação
06/07/2020 | 16:26

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel RN) confirmou ao Agora RN a abertura de restaurantes, lanchonetes e food parks de até 300 m² a partir desta terça-feira (7) em Natal, e na quarta-feira (8) em todo Estado. Medida não contempla bares, que permanecem fechados.

A ação respeita os critérios determinado pelo Decreto do Governo Estadual, como a aferição de temperatura, uso de álcool em gel e limitação de quatro pessoas por mesa, com espaçamento de dois metros entre cada uma delas, e de no mínimo um metro de distância entre os clientes

O presidente da Abrasel Artur Fontes detalha que retorno dos atendimentos presenciais permitirão que os bares e restaurantes recuperam os prejuízos do isolamento – que não foi detalhado. “Passamos por um momento dramático e difícil, mas agora é olhar para frente”, afirma.

Ele explica que para retomar a confiança dos clientes, os estabelecimentos seguirão protocolos solicitados pelas entidades sanitárias, inclusive em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. Cartazes de orientação estarão disponíveis nos salões explicitando que a venda desses produtos está proibida.

O protocolo sanitário incluí, ainda, uso obrigatório de máscara, com retirada permitida somente para a refeição; higienização reforçada de mesas e cadeiras; instalação de áreas de lavabo, disposição de álcool em gel em pontos do local; e organizar turnos específicos para limpeza, sem contato com as demais atividades do estabelecimento.

É recomendado também cobrir máquina de pagamento de cartão com filme plástico para facilitar a higienização após o uso e proibir cumprimentos físicos entre funcionários e clientes.

O serviço de delivery permanece com os mesmo cuidado de prevenção ao novo coronavírus, desde a produção até a entrega por parte dos motoboys.

Os estabelecimentos do segmento com tamanho superior a 300 m² tem abertura prevista para dia 28 de julho, seguindo os mesmos procedimentos de segurança aditados por restaurantes, lanchonetes e food-parks com estrutura inferior a 300 m².

A música ao vivo será está autorizada neste caso, como com apenas um músico. A realização de shows, festas e afins está proibida.

A reabertura da economia no Rio Grande do Norte começou desde o último dia 1º. A decisão foi tomada pela governadora Fátima Bezerra (PT). Em Natal o retorno da atividade econômica começou no dia 30 de junho, após autorização do prefeito Álvaro Dias (PSDB).

A deliberação dos poderes municipal e estadual foi criticada em um documento publicado pelos cientistas do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, na última sexta-feira (3).

Os pesquisadores recomendam a adoção de “lockdown”, ou seja, um isolamento mais rígido, em todo o Estado, bem como o fechamento intermitente das divisas com o Ceará e a Paraíba.

No boletim, os cientistas ressaltam os resultados positivos da imposição de “lockdown” em cidades como São Luís (MA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Mas afirmam que, apesar de ter ocorrido uma redução temporária nas taxas de ocupação hospitalar, as capitais poderão se deparar com uma avalanche de casos graves de Covid-19 vindos do interior, produzindo nova sobrecarga no sistema de saúde.

Pandemia no RN

Dados atualizados nesta segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) sobre a pandemia do coronavírus no Rio Grande do Norte mostram que o estado contabiliza 1.246 óbitos em decorrência da infecção. Outros 173 estão em investigação.

Segundo a Sesap, são 34.983 casos confirmados da doença, 47.654 casos suspeitos e 54.914 descartados. A taxa de isolamento social no RN está em 50,4%. A fila de regulação tem 20 pacientes à espera de leitos críticos e 25 pessoas que aguardam leitos clínicos. Desse total absoluto, 24 esperam transporte sanitário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.