BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Ney Lopes: Política, candidatos e aventureiros
Confira a coluna de Ney Lopes deste sábado, 27
Ney Lopes
27/11/2021 | 08:43

Observa-se fenômeno curioso sobre o exercício da atividade pública no Brasil. Em qualquer roda, cujo assunto seja política, a tendência é o escárnio, o deboche, acusações de corrupção e por aí vai. Poucos reconhecem o papel fundamental do político numa democracia, mesmo existindo erros, equívocos de alguns eleitos.

Ambições
Nas proximidades das eleições, em nome do direito de cidadania, muitos daqueles que fomentaram o descrédito dos políticos, acham-se “enviados dos deuses” e se candidatam a cargos eletivos. Vejam-se os exemplos de membros da Lava Jato, que tinham intenções políticas, desde o início da operação.

Direito
É indiscutível o direito do empresário, religioso, militar, auxiliar de governo, membros do judiciário, artistas pleitearem mandatos eletivos. O que se discute é que essas pretensões, regra geral, revelam puro oportunismo, ou mera vaidade. Somente são legítimas, quando demonstrada previamente competência em atividade política pretérita, experiência, propostas sólidas e espírito público.

Exemplo
O mandato eletivo exige vocação, militância, habilidades notórias. Veja-se a última eleição do governador Wilson Witzel do RJ. O ambicioso candidato era um ex-magistrado federal e deu no que deu.

Eleitor
A separação do “joio” do trigo é missão indelegável do eleitor, que deve ponderar na escolha da urna para “travar” os aventureiros. Se assim não agir, perderá o direito de protestar no futuro.

Olho aberto

Elogiável
O deputado estadual Francisco do PT-RN fez discurso sobre a prisão do irmão por parte de mãe, que portava drogas, uma arma e munição. Pela grandeza humana do pronunciamento, todos aplaudiram.

Retomada
PSDB retoma prévias hoje com novo aplicativo e prevê anunciar resultado já amanhã. O partido contratou uma outra empresa de tecnologia, a BeeVoter

Risco aumenta
Os cientistas alertam sobre a nova variante B.1.1.529, descoberta pela primeira vez em Botsuana e com casos de infecção confirmados na África do Sul e Hong Kong. O contágio é extremamente alto.

Contágio
Os efeitos da variante chegaram ao Brasil. Bolsa caiu quase 4%; o dólar subiu a R$ 5,70; ações das empresas aéreas despencaram 10% Temor é que cepa afete a economia e o mercado de viagens

Carnaval
Os secretários estaduais de Saúde são unânimes na reprovação à realização de Carnaval em 2022. Há o temor de que as aglomerações gerem uma nova onda de contaminações.

Covid
Portugal anunciou criação da semana de “contenção de contatos”. De 2 a 9 de janeiro 22, as férias escolares serão prolongadas, o trabalho à distância obrigatório e as discotecas permanecerão fechadas para evitar o contágio.

Presidenciável
O MDB indica a senadora Simone Tebet para presidência da República. Se até final de dezembro ela não atingir dois dígitos terá que disputar o senado.

Sem candidato
O Instituto Paraná Pesquisa constatou em pesquisa recente, que 51,5% dos brasileiros não têm candidato a presidente. Apenas, 33.6% dizem já ter preferência. Campo aberto para a terceira via.

Bolsonaro sobre Moro
Comentário do presidente sobre a candidatura do seu ex-ministro da justiça: “Quero ver ele em um carro de som falando com o povo. Só isso e mais nada”.

Honraria
O escritor peruano Mario Vargas Llosa eleito membro da Academia Francesa. É o primeiro autor de língua estrangeira a ingressar na instituição histórica fundada em 1635.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.