BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Tudo pela reforma
Redação
21/07/2020 | 23:09

Novamente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tenta votar nesta quarta-feira a proposta de reforma da previdência estadual, impossibilitada até aqui por uma renitente falta de quórum.

A portaria do Ministério da Economia sobre essa questão é clara: estabelece que estados e municípios atualizem suas regras de aposentadoria e pensão até o dia 31 de julho impreterivelmente, sob pena de perderem verbas federais.

A oposição de alguns deputados à proposta do governo Fátima Bezerra não mudou nos últimos meses, desde que ela foi encaminhada pela primeira vez em fevereiro à Assembleia.

O que mudou, infelizmente, foi o mundo com a pandemia do coronavírus. Esses parlamentares protestam contra a votação remota e defendem que o texto só seja apreciado quando a Casa retomar as sessões presenciais, em agosto, o que definitivamente não casa como prazo final estipulado pelo Ministério da Economia.

Não se trata de uma desculpa aceitável, já que assim vem acontecendo na Câmara e no Senado, onde as decisões afetam o funcionamento de todo o País, com rapidez raramente vista em tempos normais.

Nesse jogo de perde-perde, a impressão é que se alguns deputados teimam em se manter nessa posição estão flertando com a um prejuízo de proporções descomunais para o RN.

E o que não parece bom pode piorar muito se o Estado dobrar uma aposta insensata junto ao atual governo federal.

Afinal, no mundo das escolhas de Sofia é sempre melhor perder os anéis a privar-se dos dedos.

Se a proposta de Reforma da Previdência não é a melhor coisa para os servidores, diante da crise épica que vivemos, também está longe de ser a pior. E, além disso, garantirá a permanência do acesso do RN aos recursos tão necessários, numa época especialmente difícil das relações entre o governo federal e os estados.

É bom que essa questão seja pacificada o mais rápido possível. As condições objetivas estão dadas e elas sussurram: o tempo está acabando.

É nesses momentos que a política deve ser deixada de lado.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.