BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Todos pelo isolamento
Redação
05/06/2020 | 06:00

Diante da curva ascendente dos casos do novo coronavírus no Rio Grande do Norte, assunto que ganhou espaço até na grande imprensa, não resta dúvida que se tornou absolutamente necessário um endurecimento nas regras de isolamento social.

Na verdade, ele já deveria ter iniciado há mais tempo, seguindo a orientação do comitê científico do Consórcio Nordeste, que prescreveu a receita mais amarga para Natal e Mossoró, mas que, no caso da capital, compreende uma ação coordenação com os municípios da região metropolitana.

Há muito em jogo nessa ação desencadeada.

Dependerá de seu sucesso e da adesão da população o retorno gradativo às atividades normais, conforme determina o decreto editado pela governadora Fátima Bezerra, que prevê o retorno gradual já no próximo dia 17 de junho para todo o Estado, caso a situação da pandemia melhore.

A responsabilidade de cada pessoa nesse processo é absoluta, pois, se o isolamento mais rigoroso não for mantido, desacelerando a velocidade de espalhamento do vírus, além das mortes inevitáveis decorrentes, toda a estratégia de volta às atividades normais de todos os segmentos ainda não reabertos estará comprometida.

Hoje, 45% das atividades vinham sendo mantidas, desde que preservados protocolos de distanciamento e uso de máscaras. No entanto, aglomerações recorrentes no comércio popular e nas agências da Caixa para o saque do benefício social do governo, no início de sua liberação, revelam agora suas consequências trágicas.

O crescimento vertigino dos contágios chegou ao ponto em que já não é mais suportável, expondo as deficiências históricas do sistema de saúde.
Para que o plano de retomada gradual das atividades faça algum sentido no Rio Grande do Norte, é preciso a união de todos neste momento.

Não há alternativa fora disso.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.