BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Previdência rima com urgência
Redação
26/07/2020 | 23:11

Ninguém tem mais qualquer dúvida de que o Brasil sairá arrasado da crise sanitária sem precedentes do coronavírus. É hora de cada estado pensar em seus próprios problemas.

Como o Rio Grande do Norte está longe de ser uma ilha nessa Federação e, ademais, padece de conhecidas fragilidades na economia, maiores agora que a Petrobras está zarpando de mala e cuia do Estado, é preciso pensar com muita responsabilidade cada ação a ser tomada no âmbito da política doméstica.

Com um rombo esperado de R$ 2 bilhões este ano para o regime previdenciário, o RN não pode ser dar ao luxo de criar para si mesmo dificuldades no plano fiscal com o governo federal, sob pena de pagarmos muito caro por essa imprevidência.

Antes da pandemia que devastou o Brasil e o mundo, já vivíamos uma situação delicada; agora, não há como negar que ela piorou consideravelmente e caminha para uma quase degradação completa se teimarmos em desconsiderar os dados de realidade.

Em outras palavras, as forças que se impõem contra a reforma proposta pelo governo usam um tempo que não temos para resolver esse problema. Voltam-se eleitoralmente para suas bases, mas se esquecem que não há solução para problemas gigantescos sem um mínimo de boa vontade.

No caso, uma reforma da previdência do Estado que, sob condições normais, já deveria estar resolvida há muito tempo não fosse a pandemia. O estresse que essa indefinição causa pode ser uma má conselheira da racionalidade com que se deve tratar as questões relevantes da administração pública.

Não há, pois, muito mais espaço para negociação a cada dia que passa e o prazo se esgota para fugirmos de penalidades num contexto eivado de disputas de viés ideológico, muitas das quais agridem o bom senso, distanciando-se de qualquer noção de espírito público.

Portanto, parlamentares, olhem a questão em perspectiva. Avaliem o que está em risco e, principalmente, façam isso rápido.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.