BUSCAR
BUSCAR
Editorial
O piloto sumiu
Redação
29/06/2020 | 03:03

A pandemia do novo coronavírus foi demais para o Brasil. Além de encontrar um governo federal que negou desde o início suas gravíssimas consequências para a vida dos brasileiros, a crise sanitária expôs as fraturas do esqueleto institucional do País.

Sem cérebro, não há corpo que dê conta. E a disfuncionalidade é tão pronunciada que nenhuma autoridade constituída parece reunir as condições para ditar uma orientação sequer sobre o que deve ou não fazer a população.

Assim, enquanto uma parte vai numa direção, a outra persegue o sentido contrário. Orientações são sobrepostas e algumas até se dão ao luxo de se desautorizar, instalando a confusão na cabeça das pessoas.

É o que acontece com o isolamento social.

Embora se saiba que cada região deva adotar sua estratégia em conformidade como a velocidade de contágios e da estrutura de sua saúde publica, as bizarrices se multiplicam.

Shoppings praticamente vizinhos adotam comportamentos diferentes – enquanto um abre, o outro permanece fechado, como se as regiões metropolitanas não estivessem por si interligadas.

Isso, quando não reabrem pela metade, como se essa estratégia ajudasse o comércio e não causasse as temidas aglomerações.

A falta de um Ministério da Saúde e de interlocução do Governo Federal com os estados está na base dessa tragédia.

Caminhando resolutamente no segundo lugar em número de contaminados e mortes no planeta, o Brasil vai se impondo pela ignorância e pela incapacidade de se unir como Nação.

Apertem os cintos, portanto.

Está aberta a porteira na Petrobras; Leia Opinião do Agora RN
Rolo compressor do governo Lula altera estatuto da petroleira para retirar amarras que impediam loteamento de cargos e uso político da companhia; TCU e STF ainda podem impedir
02/12/2023 às 08:40
Editorial: A ascensão do conflito Israel-Hamas em 2023
Mais recente onda de violência é um triste lembrete de um conflito que se estende por quase um século
10/10/2023 às 05:00
Editorial: O equilíbrio fiscal e o desafio de proteger o setor produtivo do RN
Proposta de manter a alíquota do ICMS no RN em 20% não é apenas uma questão técnica, mas uma necessidade estratégica
10/10/2023 às 05:00
A simbologia do 08 de março
Confira o artigo de Anísio Marinho Neto desta quarta 8
08/03/2023 às 01:06
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.