BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Nem conservador, nem liberal
Redação
23/06/2020 | 03:40

Assim é Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil.

E, antes que se pergunte o que ele realmente é, entendamos primeiro o que faz o senhor Paulo Guedes, um dos principais ministros do governo, se é que há um ministro principal neste governo.

Guedes foi o grande responsável por apresentar Bolsonaro como um privatista, coisa que realmente ele nunca foi, desde que se desligou (ou foi desligado) das Forças Armadas para construir uma carreira discreta de 28 anos na política.

Foi contra o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal, votando exatamente como a esquerda.

Bolsonaro também nunca defendeu reformas na Previdência, tanto que a atual em vigor só vingou graças ao esforço do Congresso ao arrepio do lobby da elite do funcionalismo público e das forças políticas capitaneadas pelo PT.

Bolsonaro, na direção contrária das modernas economias do mundo, também não é um garantista da Constituição de seu país, pois é o primeiro a pôr em xeque as instituições e o último a defender fim de privilégios de segmentos poderosos.

Se durante seu tempo no poder o Partido dos Trabalhadores aparelhou o quanto pode o Estado brasileiro, fazendo alianças de primeira hora com o Centrão que quase quebraram a economia, com providencial ajuda da ex-presidente Dilma Rousseff, Bolsonaro faz a mesma coisa agora com os militares.

E, é claro, com o bom e velho Centrão.

Então, o que é Bolsonaro, se não é um liberal no sentido da economia ou um conservador no sentido da preservação das instituições?

Em pleno século XXI, é incrível supor que figuras públicas ainda se orientem exclusivamente pela pauta de costumes para dirigir um país que, apesar dos pesares, é a principal economia do continente.

Mas este é Jair Bolsonaro: um reacionário, pura e simplesmente.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.