BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Fátima acertou
Redação
27/07/2020 | 23:12

Uma das tarefas mais difíceis de qualquer administrador público é contrariar. Primeiro, porque, ao fazê-lo, está aberto a uma saraivada de críticas. Segundo, porque há questões difíceis de explicar quando elas contrariam interesses poderosos, que, no caso da pandemia, imediatamente se colocaram na condição de salvadores da economia, o que atrapalhou um argumento tão frágil como o de salvar vidas.

Não deveria ser assim. Mas é, infelizmente. A ideia de manter tudo como sempre esteve e ignorar as consequências, até hoje pregada de maneira irresponsável pelo governo federal, mais precisamente o presidente da República, poderia ter nos conduzido a números bem mais desastrosos, como se já não fosse desastroso suficiente caminharmos em breve para 90 mil mortos oficiais pela pandemia.

Quando a governadora Fátima Bezerra insistiu na necessidade do isolamento social, foi duramente criticada e, pode-se dizer, ainda é. As críticas contrárias foram e são brutais na medida que jogam com a ideia de proteger as pessoas naquilo que é fundamental para elas: a liberdade de ganharem a vida nas ruas.

Não é fácil ser contra majoritário, mas apenas só aos líderes de verdade é dado sê-lo, sabendo que no final só há dois caminhos possíveis: o do reconhecimento e do banimento.

Os dois riscos são reais e permanentes na vida das pessoas públicas. Ao manter-se firme no propósito de segurar o máximo possível o isolamento social, a governadora Fátima Bezerra conseguiu, ao menos temporariamente, que deixássemos a zona de risco de uma alta das contaminações pelo coronavírus.

Graças a isso, é possível pensar em alguma abertura, mas o êxito disso vai depender de como nos comportarmos daqui para frente. Por enquanto, cabe o crédito pelo acerto e a reflexão aos tradicionais atiradores de pedra para que abandonem o oportunismo fácil e busquem mais essência na razão.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.