BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Basta de retrocesso
Redação
16/06/2020 | 03:29

O Brasil não tem mais espaço para extremos.

Pelo período de três mandatos e meio, todos os recursos usados pelo Partido dos Trabalhadores para exercer sua hegemonia, enquanto governo, redundaram em fracasso.

A ideia de controle social da mídia, bem como as invasões promovidas pelo MTST, esbarraram na rejeição do País à violência política. E isso não deve mudar agora, quando os ponteiros da política apontam para a extrema direita.

Bem que ambos os lados tentaram, mas o exercício do poder totalitário, tão sedutor, não parece encontrar mais espaço no Brasil, especialmente no momento em que a pandemia do coronavírus indica mudanças avassaladoras pela frente.

O empobrecimento do mundo no pós-pandemia não deixa qualquer dúvida que a sociedade brasileira precisará se reinventar, começando pelo pressuposto constitucional da democratização de direitos – algo que, definitivamente, não existe na prática.

Desde que o País se entende por República, vivemos um completo domínio do Estado, que se manteve por décadas preso a funções nada liberais na economia, liquidando oportunidades individuais e consagrando seus esforços ao patrimonialismo.

Desde Vargas, passando pela ditadura militar e até a Nova República que se seguiu, vivemos um longo período de privilégios de castas políticas de Estado que seguraram com determinação desmedida o crescimento do País.

Experimentamos avanços, especialmente a partir do Plano Real, mas não é possível afirmar que tenhamos assentado as bases de um capitalismo baseado nos modelos norte-americanos, europeus, nórdicos ou da parte boa da Ásia.

Um governo de extrema direita, tampouco, é do que precisamos agora, até pelo fato deste estar envolvido com a mesmíssima inspiração autoritária de vocação militar e estatal que nem mais se coadunam às modernas das Forças Armadas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.