BUSCAR
BUSCAR
Editorial
A mídia e o poder
Redação
18/06/2020 | 03:34

Que a notícia espetacular ganhou força com a internet, não há a menor dúvida. Mas esses domínios não são apenas o principado das fake news.

Hoje, os veículos de comunicação são pautados mais por recados de autoridades em redes sociais do que propriamente pelo trabalho concreto de suas gestões ou mandatos.

Da mesma forma, os “offs” tomaram conta das notícias divulgadas pela imprensa a partir da necessidade de ambos os lados, fontes e jornalistas, produzirem material de audiência garantida, atendendo seus interesses.

Só para explicar, o “off the record” ou “fora de registro” na tradução literal do inglês, é a declaração, informação ou avaliação de fonte anônima, cuja a autoria o jornalista tem o direito profissional de proteger.

Em outras palavras, é quando a fonte não quer se identificar ao passar uma informação privilegiada ao repórter.

Trata-se de um expediente legítimo, mas que tem sido excessivamente usado nos tempos atuais, contribuindo para pôr em risco o crédito de muitas dessas informações, embora garantindo com frequência bons “furos”, expressão usada no meio para qualificar as notícias exclusivas.

Com o presidente Jair Bolsonaro, esse uso ostensivo das redes sociais meio que enfraqueceu o poder os “offs”a partir do Palácio do Planalto na medida em que ele próprio fabrica e põe para circular suas próprias “bombas”. E, assim, mobilizar simpatizantes, enquanto manda recados aos desafetos.

Ao tomar posse nesta quarta-feira como ministro das Comunicações, o deputado federal Fábio Faria fez todo um discurso pela conciliação com a mídia e lembrou a força que tem a internet nas mãos do presidente a quem elogiou como um inovador dessa mídia.

Que a sorte brinde o parlamentar nessa nova empreitada, já que a estrada à frente é repleta de armadilhas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.