BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta sexta-feira, 16
Segundo analistas, Robério Paulino terá que tomar posse no cargo de deputado
Daniela Freire
16/10/2020 | 05:39

DECISÃO IMPORTANTE

Candidato a vereador em Natal, o professor Robério Paulino, suplente de deputado estadual do PSOL, viu uma decisão tomada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deixá-lo muito perto de assumir o mandato no lugar de Sandro Pimentel na Assembleia Legislativa do RN.

MUDANÇA

De acordo com analistas, com o julgamento do recurso de Sandro Pimentel, ontem, no TSE – após ser cassado no TRE-RN -, seguindo a Lei e a Jurisprudência, Robério Paulino terá que tomar posse no cargo de deputado estadual.

NO CAMINHO…

No entanto, Robério terá que enfrentar agora uma nova tese, surgida há pouco, de que há outra pessoa que poderá ser beneficiado com a saída de Pimentel: o ex-deputado Jacó Jácome.

CERTOS

Apoiadores do candidato a vereador, no entanto, garantem estar otimistas, pois tanto o Ministério Público quanto o TRE já decidiram validar os votos do PSOL, o que daria o mandato a Robério. “É a lei”, disse um deles à coluna.

ATRASO

As equipes de vacinação dos municípios do interior do Rio Grande do Norte estão arrancando os cabelos. O motivo? As vacinas da próxima campanha que não chegaram ainda. E o dia D da vacinação é neste sábado. “Você acredita que amanhã vou receber as doses da rotina em Mossoró e as da campanha só na sexta-feira à tarde ou no sábado dia D?”, relatou uma agente de saúde.

PENTE FINO

O Ministério Público Federal (MPF), o Governo do Rio Grande do Norte e o Tribunal de Contas estadual (TCE/RN) identificaram, em uma primeira análise, mais de 2,4 mil pedidos irregulares para recebimento da renda básica emergencial, auxílio destinado a trabalhadores da cultura.

REFLEXO

O resultado? Uma economia de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos, apenas um mês após a assinatura de termo de cooperação entre os órgãos.

IRREGULARES

Segundo divulgado pelo MP, das mais de 5,3 mil requisições da renda básica, aproximadamente 45% foram pedidos indevidos. E a principal irregularidade detectada foi de trabalhadores que já recebem o auxílio emergencial. Além disso, aproximadamente 500 pessoas são servidores públicos e mais de 100 tiveram rendimento em 2018 superior ao permitido.

IMPRUDENTE

Mesmo com os sintomas e desconfiando que podia estar com coronavírus, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, concedeu entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o plano de privatização dos Correios, nesta quarta-feira, sem usar máscara de proteção.

CONFIRMADO

O potiguar confirmou ontem, em vídeo postado em seu Twitter, que testou positivo para a Covid-19 e que começou a ter leves sintomas após um jantar na semana passada, em que alguns participantes também adoeceram.

JANTARES, FESTAS, SOLENIDADES…

O que se percebe, ao acompanhar fatos como ocorreram as contaminações das maiores autoridades brasileiras, é que eles estão vivendo como se não houvesse coronavírus no País, ou como se já tivéssemos nos vacinados contra esse mal por essas bandas. São casamentos, churrascos, jantares em que eles se encontram aos montes e sem qualquer meio de proteção.

AGENDA…

A agenda de trabalho do deputado federal João Maia (PL), em Brasília, tem sido cada vez mais cheia. Nesta quarta, não foi diferente. E uma das reuniões mais importantes do dia foi com o ministro conterrâneo do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Durante um café da manhã, a dupla discutiu temas envolvendo a segurança hídrica do Nordeste, principalmente do Rio Grande do Norte, com eixos na transposição do São Francisco.

INTENSA…

Durante toda a quarta, o parlamentar participou de várias reuniões: na Secretaria de Governo, com o secretário-executivo Jônathas Assunção e a secretária adjunta, Natasha Nunes; com a Direção Nacional do PL; com o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, e também com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Giovanne da Silva.

E PERIGOSA

O detalhe dos encontros de João Maia de ontem é que ele também esteve com o outro ministro conterrâneo, das Comunicações, Fábio Faria, que já estava contaminado com o novo coronavírus. Agora é contar os dias…

SEM EXTRA

Depois da repercussão negativa, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tirou o salário extra de R$ 21 mil de Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Tudo com aval de Bolsonaro, segundo a Folha de S.Paulo. “Desde março, governo não divulga no Portal da Transparência os supersalário de ministros como Marinho, Onyx e Tarcísio Freitas”, diz a reportagem.

RÁPIDAS

O grupo La Mouette se une a vários profissionais de eventos de segmentos diversos e promove neste sábado (17), a partir das 19h, a primeira Live Híbrida do Nordeste, um misto de evento e ‘live’. O objetivo é mostrar que é hora de retomar as comemorações e festejos, mas de forma segura: o evento terá cerca de cem convidados presenciais, apresentação de Raianny Araújo (Blog da Ray) e será transmitido pelo YouTube do cantor Pedro Luccas.

Deu no UOL: “Com críticas a Fux, STF confirma ordem de prisão a André do Rap”. Os recados: Gilmar para Fux: “Melhor que o tribunal seja supresso e haja só o presidente”; Marco Aurélio para Fux: “Todo-poderoso, censor e autoritário”; Lewandowski para Fux: “Não se pode admitir que presidente vire ‘superministro’”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.