A maré anda tranquila pelas bandas da Terra da Liberdade no que diz respeito às eleições 2024 para a Prefeitura Municipal. A leitura que se faz é que o favoritismo do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), candidato à reeleição, seja o motivo principal para o marasmo político numa cidade que respira política o ano inteiro.
Algumas movimentações foram feitas. O senador Rogério Marinho (PL) brigava para indicar o candidato a vice na chapa de Allyson. Não teve êxito. Quase que ele pedia a música de Wesley Safadão “Tentativas em vão”. O prefeito deixou claro que terá uma chapa caseira, com algum nome de “dentro de casa”. Então, o PL decidiu pelo lançamento do nome do bioquímico Genivan Vale (PL) a prefeito da cidade.
As oposições teriam duas candidaturas naturais nas eleições deste ano: a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que foi derrotada por Alysson no último pleito, e a deputada Isolda Dantas, do PT, considerada melhor nome da legenda para a disputa.
Rosalba demorou a decidir sobre sua candidatura, perdendo a oportunidade de liderar a oposição ao atual prefeito. Repetiu Tião Couto quando foi por ela derrotado e também não se interessou em liderar a oposição ao seu governo. Já a governadora Fátima Bezerra lançou como candidata a prefeita pelo PT a deputada estadual Isolda Dantas, que nunca simpatizou ou se empolgou com a ideia. Nos bastidores, diz aos companheiros mais próximos que não quer ser candidata de jeito nenhum.
O PT pode ficar em uma situação vexatória, pois tem o presidente da República e a governadora do Estado, mas poderá não ter candidato a prefeito no 2º maior colégio eleitoral do RN.
Enquanto a oposição não consegue bons resultados nas pesquisas até aqui realizadas, a gestão de Allyson Bezerra vai bem. É aprovada por mais de 84% dos entrevistados (segundo seu marketing), o que mostra a satisfação da população com o seu trabalho. Aliás, pensando bem, Isolda nunca se pronunciou sobre essa candidatura. O povo é que fala em nome dela.
Justiça Eleitoral vê com desconfiança transferência em massa de títulos
A Justiça Eleitoral em Mossoró tem visto com desconfiança a transferência em massa de títulos de eleitor no município de Tibau.De uma hora para outra, centenas de pessoas transferiram o domicílio eleitoral de Mossoró para o município praiano. Diligências estão sendo feitas na maioria dessas solicitações de transferências. O que a Justiça quer saber é se essas pessoas têm alguma ligação com o município ou se são “eleitores parasitas”, aqueles que transferem o título para uma cidade sem ter qualquer ligação política, social ou econômica. Ou seja, não residem, não possuem casa, não estudam nem trabalham por lá. Já são mais de 600 casos como esses na mão de oficiais de Justiça, que vão bater à porta desses eleitores para colher informações. Vale lembrar: na ausência de algum vínculo, a transferência é considerada fraudulenta e constitui crime. O infrator pode ser penalizado com até 5 anos de reclusão e multa.
Vereador Anderson Lopes reúne Álvaro, Paulinho e Joanna em lançamento de pré-candidatura à reeleição
O vereador Anderson Lopes (PSDB) mostrou força no lançamento da sua pré-candidatura à reeleição no Green House, no bairro Potengi. De origem simples, fez uma longa caminhada de vitórias. No evento que reuniu centenas de populares na Zona Norte, Anderson Lopes juntou o prefeito Álvaro Dias e os pré-candidatos Paulinho Freire (prefeito) e Joanna Guerra (vice). É a primeira vez que a chapa aparece oficialmente em um evento político. “Estamos firmes e lutaremos para continuar nosso trabalho a favor da Zona Norte e de toda Natal. Temos o apoio do PSDB e também defenderemos que Paulinho e Joanna são o melhor para continuar as obras e o desenvolvimento da nossa capital”, discursou Anderson Lopes.