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Coluna

A Evolução da Comunicação Telefônica e a Necessidade de Novos Hábitos

Confira a coluna de Vagner Araújo desta terça-feira 25
Vagner Araujo
25/02/2025 | 05:05

A forma como nos comunicamos tem evoluído constantemente ao longo das décadas. Se antes o telefone servia exclusivamente para chamadas de voz, hoje ele se tornou um dispositivo multifuncional essencial para o dia a dia. Com a ascensão das mensagens e das funcionalidades dos smartphones, fazer ligações diretas tornou-se, para muitos, um incômodo e até mesmo uma falta de etiqueta digital.

Os smartphones servem para uma infinidade de atividades. Realizamos pagamentos, acessamos bancos, documentos, e-mails, reuniões virtuais e aplicativos em tempo real. Receber ligação inesperada interrompe uma operação crítica, um compromisso profissional ou quebra a concentração em algo importante.

uso celular escolas foto agência brasil arquivo
celular - Foto: Agência Brasil

Muitos já perceberam isso e usam uma etiqueta mais contemporânea: mensagens para introduzir o assunto e verificar a disponibilidade antes de ligar. Esse comportamento é respeito pelo tempo e atividades alheias. O ideal é fazer ligações para situações urgentes ou quando combinadas.

Há, ainda, aqueles que insistem em utilizar ligações como principal meio de comunicação, sem considerar o impacto dessa prática. Essas pessoas, muitas vezes, ignoram a dinâmica atual e mantêm um hábito dos tempos em que os telefones eram a única opção para se comunicar remotamente.

Outro aspecto são as mensagens enviadas de forma ineficiente. Um simples “você está aí?” ou “bom dia”, sem adiantar o assunto, o que dificulta a resposta. Outras enviam várias mensagens curtas separadas, com uma palavra ou frase, gerando uma série de notificações desnecessárias. Fator de estresse e irritação.

Que tal observamos algumas boas práticas:

  1. Mensagens antes da ligação: Se o assunto não é urgente, envie uma mensagem perguntando se a pessoa pode atender.
  2. Mensagens completas: Não envie apenas um “olá” ou “você está aí?”. Informe o motivo do contato para que o outro possa responder de forma objetiva.
  3. Evite mensagens fragmentadas: Escreva tudo em um único texto ao invés de uma palavra ou frase por mensagem.
  4. Respeite o tempo do outro: Se a pessoa não responder imediatamente, aguarde. Não insista com mensagens ou chamadas consecutivas.
  5. Ligações quando necessário: Se a mensagem não resolveu ou a situação exige urgência, aí sim uma ligação se justifica.

O mundo digital trouxe novas formas de interação, e adaptar-se a essas mudanças é fundamental para uma comunicação mais eficiente e respeitosa. Rever esses hábitos é uma questão de cortesia e de compreensão da dinâmica moderna da vida conectada. Afinal, o objetivo da comunicação é tornar a interação mais fácil e eficaz, e não um fator de interrupção e incômodo no dia a dia.