15/09/2020 | 11:41
Nesta segunda-feira, 14, voltou a circulação 70% da frota do transporte coletivo em Natal, além do retorno de 12 linhas de ônibus em Natal. Em nota divulgada nesta terça-feira, 15, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) disse que as mudanças estão dentro do acordo firmado em audiência de conciliação na Justiça com a Defensoria Pública do Estado.
A Secretaria justificou dizendo que a medida foi necessária devido aos prejuízos causados ao sistema pela pandemia do novo coronavírus. segundo o órgão a pandemia fez cair de 360 mil passageiros para cerca de 140 mil passageiros por dia.
Itinerários de linhas
Veja aqui quais foram as mudanças.
Leia a nota na íntegra:
Nota oficial sobre mudanças em linhas de ônibus
Com relação a mudanças nos itinerários de alguns linhas de ônibus que circulam na nossa cidade, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) esclarece que a medida está dentro do acordo firmado em audiência de conciliação na Justiça com a Defensoria Pública do Estado.
Devido aos prejuízos causados ao sistema pela pandemia do novo Coronavírus, que fez cair de 360 mil passageiros/dia (antes da pandemia) para cerca de 140 mil passageiros/dia (atualmente), ficou acertada a circulação de 70% da frota. Para tanto, a STTU promoveu a otimização em cerca de 10% das linhas do sistema garantindo o equilíbrio econômico, evitando passivo financeiro ao Município e buscando atender aos anseios da sociedade.
A STTU continua discutindo com as comunidades os ajustes propostos, buscando melhorar o rendimento do sistema, diminuir o tempo de espera e as longas viagens. Diante disso, solicitou um período de testes para analisar melhor o comportamento com as alterações autorizadas.
Cabe esclarecer ainda que a Secretaria não autorizou qualquer modificação nas linhas que servem Ponta Negra e que já expediu ofício para as empresas responsáveis retomarem o serviço regular imediatamente, sob pena de aplicação de multas aos operadores responsáveis.