BUSCAR
BUSCAR
Ônibus
STTU esclarece à Câmara situação do transporte público natalense
Expectativa é que licitação para o segmento ocorra dentro de quatro meses, explicou a secretária Daliana Bandeira
Redação
31/03/2022 | 08:20

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira, foi sabatinada pelos vereadores de Natal sobre os problemas do transporte público na Capital, que tem gerado revolta aos usuários do sistema. O pedido foi feito pelo presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, vereador Milklei Leite (PV).

“Até o final dessa semana, receberemos a minuta deste edital, para podermos enviar à Procuradoria Geral do Município, que depois remeterá para finalização na Comissão de Licitação e o edital, enfim, ser publicado. Por se tratar de uma concorrência pública, faz-se necessário 45 dias para que as empresas possam apresentar suas propostas. Dito isso, estamos falando aqui de mais ou menos 105 dias até o processo todo acontecer”, afirmou.

Sobre a retirada das linhas de ônibus, Daliana afirmou que a orientação às empresas é que evitem o cancelamento dos itinerários. “Apesar das nossas solicitações, algumas linhas foram devolvidas, estamos trabalhando para suprir esta falta de atendimento a partir de outras linhas que já existem, com adequações nos percursos, para que os usuários não fiquem sem o serviço”.

“Hoje tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os desafios da mobilidade urbana em nossa cidade. Porém, continuamos sem respostas para a questão da licitação dos transportes. Segundo a secretária, haverá um prazo para o processamento dos trâmites legais que pode chegar até julho ou agosto. Ou seja, não há uma data definida para a realização da licitação”, observou Milklei Leite.

“Diante desse cenário de incertezas, o Legislativo natalense continuará buscando informações para explicar à sociedade tudo que envolve a licitação dos transportes de Natal, pois acreditamos que é esta a iniciativa que poderá de forma definitiva regulamentar, garantir mais ônibus, criar novas linhas e melhorar a qualidade dos serviços”, disse.

O vice-presidente da Comissão de Transporte, vereador Anderson Lopes (SDD) reforçou a importância da licitação para a melhoria da mobilidade urbana no município. “O clamor da população é por um transporte público melhor para todos. E isso só vai acontecer quando a licitação sair do papel e a STTU encaminhar para esta Casa o Plano Municipal de Mobilidade Urbana”.

“Uma proposta interessante para solucionar os transtornos gerados pela retirada de algumas linhas pode ser os alternativos no lugar a fim de garantir a oferta. A secretária Daliana Bandeira disse que é uma medida inviável por fatores econômicos, todavia, não acho possível rejeitar isso sem antes fazer um teste. Então, chama os alternativos e coloca para rodar nas linhas que o Seturn entregou. Se realmente for inviável, os próprios operadores do transporte opcional comunicarão à secretaria”, defendeu.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.