BUSCAR
BUSCAR
Covid-19
Sesap recomenda imunização de idosos acima dos 75 anos no RN
Indicação é de que as doses remanescentes da vacina contra a Covid-19 sejam aplicadas nas pessoas com 75 anos ou mais
Redação
01/02/2021 | 07:35

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) expediu recomendação aos municípios que já sinalizaram a conclusão da vacinação de 100% dos idosos institucionalizados e trabalhadores da saúde. A indicação é de que as doses remanescentes da vacina contra a Covid-19 sejam aplicadas nas pessoas com 75 anos ou mais.

A sugestão da Sesap é de que se opte pela vacinação das pessoas com 75 anos ou mais que estejam acamadas entre 1º de janeiro e 3 de fevereiro. O serviço deve ter apoio da Estratégia de Saúde da Família, tornando mais efetiva a realização dessa vacinação nos domicílios.

Somente após a conclusão deste grupo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, e havendo disponibilidade de vacinas, os municípios poderão progredir para a vacinação de pessoas com 95 anos ou mais.

“Vale salientar que as doses encaminhadas até o momento pelo Ministério da Saúde (MS) foram destinadas para idosos institucionalizados e trabalhadores da saúde e, caso os gestores municipais optem pelo avanço na vacinação de pessoas com 75 anos ou mais, não terão doses remanescentes suficientes para vacinação desse grupo em sua totalidade”, detalhou a Sesap.

Nesse sentido, será necessário aguardar novas remessas de vacinas, uma vez que o envio das vacinas não tem se dado de forma regular e em quantitativo correspondente pra contemplar toda a população elencada em cada grupo prioritário.

O Rio Grande do Norte já recebeu 128 mil doses da vacina contra Covid-19, divididas em três lotes, sendo duas da CoronaVac e uma de Oxford/AstraZeneca.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.