A Prefeitura do Natal vai transformar a Av. Jaguarari e a Rua São José em binário – com sentido único de veículos em cada uma delas. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira 12, durante coletiva com a imprensa na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, no bairro da Ribeira.
A intervenção proporcionará mais segurança viária e irá requalificar também toda a acessibilidade do passeio, paisagismo e ciclovias ao longo destas vias – além de realizar o recapeamento asfáltico e toda revitalização da sinalização viária na região.

Com a implantação do binário, a Jaguarari passa a ser mão única no sentido Sul, no trecho entre a Rua Meira e Sá e a Avenida Antônio Basílio. Já a Rua São José terá o fluxo do veículo no sentido contrário, sentido Centro – no trecho entre as avenidas Lima e Silva e Alexandrino de Alencar.
Durante a coletiva, a STTU anunciou também a repaginação do passeio com calçadas acessíveis, com superfície regular e antiderrapante, além de implantação de ciclovias e melhoria de toda a sinalização viária.
De acordo com o órgão, esse será o primeiro binário implantado na cidade no sentido perpendicular aos já existentes e o prazo para execução da obra é de até 90 dias contemplando também a construção de meio fio em concreto, execução do pavimento, instalação do piso tátil e plantio de árvores.
“É importante destacar que a avenida Jaguarari recebe cerca de 30 mil veículos diariamente e a rua São José outros 20 mil veículos por dia. Com a mudança de sentido, iremos melhorar a segurança viária e qualidade de trafegabilidade na região – atendendo inclusive às outras formas de deslocamento realizadas pelos ciclistas e pelos pedestres que antes não contavam com infraestrutura adequada . Trata-se, portanto, de mais uma grande obra da gestão do prefeito Álvaro Dias e que proporciona ao natalense a possibilidade de utilização de novos eixos que ligam importantes regiões da cidade “, pontuou o diretor do Departamento de Planejamento da STTU, Newton Filho.

Binário: Vereador pede suspensão de retirada de árvores
Protestos contra o corte das árvores dos canteiros da avenida Jaguarari aconteceram nesta terça-feira 11. Durante o ato, o vereador Robério Paulino (PSOL) chegou a ficar acorrentado à uma árvore. A retirada das árvores no canteiro central da avenida teve início nesta segunda 10. Com o novo projeto de binário na Jaguarari, alguns canteiros centrais serão retirados onde há necessidade para implantação de acessibilidade.
De acordo com o diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Newton Filho, durante apresentação do binário das ruas Jaguarari e São José, o único canteiro que será removido está localizado entre as avenidas Presidente Bandeira (avenida 2) e a Nevaldo Rocha.
Ainda segundo o diretor de planejamento, as árvores dos canteiros serão replantadas com a conclusão das obras que estão sendo feitas nas calçadas. “A medida que as obras das calçadas vão avançando, tem uma acomodação. Nós encerramos a obra para que essa poeira de obra não danifique a espécie ou cause algum prejuízo a ela, e nessa sequência, a gente replanta. Todas as árvores plantadas serão nativas”, afirmou.
Na terça-feira, manifestantes ocuparam a área do canteiro central da Jaguarari para protestar em relação à retirada das árvores dos canteiros centrais da avenida. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador Robério Paulino aparece acorrentado a uma árvore.
“Estamos aqui acorrentados a várias árvores protestando contra o corte de árvores que a prefeitura está fazendo. Ontem, o secretário falou que estão cortando apenas nim e algaroba, mas não é verdade. Esta árvore que está aqui no chão é um Pau- Brasil, que por lei federal é proibido o corte”, relatou o vereador.
Procuradas, a STTU, Semsur e Semurb não responderam se a suspensão da derrubada das árvores é definitiva ou temporária.