BUSCAR
BUSCAR
Prefeitura

Candidato de Álvaro Dias é o mais rejeitado, aponta pesquisa Exatus/Agora RN

Levantamento do Instituto Exatus aponta que, depois do candidato do prefeito, mais rejeitados são Natália Bonavides (PT) e Carlos Eduardo (PSD)
Redação
24/06/2023 | 09:32

Pesquisa do Instituto Exatus realizada a pedido do AGORA RN aponta que, faltando pouco mais de um ano e três meses para a eleição, qualquer candidato à Prefeitura do Natal que fosse apoiado pelo atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), seria o mais rejeitado pelos natalenses.

De acordo com o levantamento, 16% dizem que hoje não votariam de jeito nenhum em um candidato recomendado por Álvaro. O prefeito tem dito que só vai anunciar seu apoio no ano eleitoral.

Álvaro Dias posou ao lado do pré-candidato a prefeito Rafael Motta durante festejos juninos de Natal - Foto: Reprodução
Álvaro Dias posou ao lado do pré-candidato a prefeito Rafael Motta durante festejos juninos de Natal - Foto: Reprodução

Em 2º lugar na rejeição, está a deputada federal Natália Bonavides (PT), citada por 14%. Depois, vem o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com 11% de rejeição.

Pesquisa Exatus/Agora RN (Rejeição)
Pesquisa Exatus/Agora RN (Rejeição)

Na sequência, no 4º lugar, aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 7%. Em seguida, empatados com 3% de rejeição, estão os deputados federais General Girão (PL) e Paulinho Freire (União Brasil).

Os demais nomes tiveram menos de 3%: o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes (União Brasil), o presidente da Câmara de Natal, vereador Ériko Jácome (MDB), o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB), a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) e o vereador Robério Paulino (PSOL).

Ainda segundo a pesquisa, ao serem perguntados sobre qual candidato mais rejeitam, 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados. Outros 23% não sabem ou não quiseram responder.

Pré-candidato Carlos Eduardo lidera intenções de voto na estimulada e na espontânea

Como mostrou o AGORA RN na edição desta sexta-feira 23, Carlos Eduardo lidera quando o assunto é intenções de voto para a Prefeitura do Natal em 2024. Na estimulada, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos, ele tem 32%. Atrás dele, Natália Bonavides está em 2º lugar, com 18%. Em terceiro, o candidato de Álvaro Dias, que ainda não é conhecido, foi escolhido por 10%.

Depois deles, aparecem Styvenson Valentim, com 4% das intenções de voto, e Irapoã Nóbrega, com 3%.

Pesquisa Exatus/Agora RN (Estimulada)
Pesquisa Exatus/Agora RN (Estimulada)

Os demais tiveram menos de 3%. Além disso, segundo a pesquisa, 11% responderam que pretendem votar branco ou nulo e 6% não sabem ou não quiseram responder.

Na espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, Carlos Eduardo também lidera, com 7% das intenções de voto. Depois dele, está Natália Bonavides, com 2%. O atual prefeito Álvaro Dias, que não pode disputar a reeleição por já estar no segundo mandato, foi citado por 1% e está na terceira posição na pesquisa espontânea.

Outros nove nomes foram citados, todos abaixo de 1%.

Pesquisa Exatus/Agora RN (Espontânea)
Pesquisa Exatus/Agora RN (Espontânea)

Chama a atenção o número de eleitores indecisos. Segundo o Instituto Exatus, 83% não sabem em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa. Por fim, 2% apontaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos.

A pesquisa Exatus/Agora RN, a 4ª deste ano do mesmo instituto, entrevistou 1.023 pessoas em Natal entre os dias 20 e 21 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Líder do governo diz que Lula não trabalha para satisfazer “ganância” do mercado
Declaração acontece em meio a críticas do setor financeiro após a divulgação do pacote de corte de gastos
08/12/2024 às 17:52
Lula prepara reforma ministerial para atender ao Congresso e amarrar apoio em 2026
Lula prepara reforma ministerial para atender ao Congresso e amarrar apoio em 2026
08/12/2024 às 15:08
Encontro de Walter com lideranças deixa claro que MDB está vivo, organizado e de olho em 2026
Presidente do MDB, Walter Alves, pode se tornar governador e candidato à reeleição caso Fátima renuncie ao cargo no início de 2026 para disputar as eleições
08/12/2024 às 10:53
MDB promove almoço de confraternização com prefeitos e vice-prefeitos do partido
Partido que elegeu 45 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 348 vereadores em todo o estado
08/12/2024 às 09:02
Sou o plano A, B e C, diz Bolsonaro sobre as eleições 2026
Declaração ocorre dois dias após Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se colocar à disposição como o “plano B”
07/12/2024 às 17:41
Secretarias são alvos de busca em Natal em investigação sobre abuso de poder
Vereadores eleitos pelo partido Republicanos, Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega teriam sido beneficiados pelo esquema de coação
07/12/2024 às 06:56
Governista rebate críticas de José Dias e relembra voto favorável a aumentos
Líder do governo destaca que crise fiscal no RN é histórica e não pode ser atribuída exclusivamente a Fátima Bezerra
07/12/2024 às 05:50
Bancada federal do RN “virou as costas” para Mossoró, diz vereador
Bancada federal é criticada por não apoiar a construção do Hospital Público Municipal de Mossoró durante audiência pública
07/12/2024 às 05:20
“Oposição hoje está dentro do governo Lula”, diz Jean Paul Prates
Ex-presidente da Petrobras cita sua demissão como resultado de “falsas crises” e “intrigas” criadas por aliados da base governista
07/12/2024 às 05:08
Voto de Toffoli sobre internet é visto como ‘bomba nuclear’ por advogados, empresas e governo
Tese permitiria a qualquer um ser indenizado por redes sem notificação extrajudicial, o que não existe em nenhuma grande democracia
06/12/2024 às 18:52