Pesquisa do Instituto Exatus realizada a pedido do AGORA RN aponta que, faltando pouco mais de um ano e três meses para a eleição, qualquer candidato à Prefeitura do Natal que fosse apoiado pelo atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), seria o mais rejeitado pelos natalenses.
De acordo com o levantamento, 16% dizem que hoje não votariam de jeito nenhum em um candidato recomendado por Álvaro. O prefeito tem dito que só vai anunciar seu apoio no ano eleitoral.
Em 2º lugar na rejeição, está a deputada federal Natália Bonavides (PT), citada por 14%. Depois, vem o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com 11% de rejeição.
Na sequência, no 4º lugar, aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 7%. Em seguida, empatados com 3% de rejeição, estão os deputados federais General Girão (PL) e Paulinho Freire (União Brasil).
Os demais nomes tiveram menos de 3%: o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes (União Brasil), o presidente da Câmara de Natal, vereador Ériko Jácome (MDB), o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB), a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) e o vereador Robério Paulino (PSOL).
Ainda segundo a pesquisa, ao serem perguntados sobre qual candidato mais rejeitam, 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados. Outros 23% não sabem ou não quiseram responder.
Pré-candidato Carlos Eduardo lidera intenções de voto na estimulada e na espontânea
Como mostrou o AGORA RN na edição desta sexta-feira 23, Carlos Eduardo lidera quando o assunto é intenções de voto para a Prefeitura do Natal em 2024. Na estimulada, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos, ele tem 32%. Atrás dele, Natália Bonavides está em 2º lugar, com 18%. Em terceiro, o candidato de Álvaro Dias, que ainda não é conhecido, foi escolhido por 10%.
Depois deles, aparecem Styvenson Valentim, com 4% das intenções de voto, e Irapoã Nóbrega, com 3%.
Os demais tiveram menos de 3%. Além disso, segundo a pesquisa, 11% responderam que pretendem votar branco ou nulo e 6% não sabem ou não quiseram responder.
Na espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, Carlos Eduardo também lidera, com 7% das intenções de voto. Depois dele, está Natália Bonavides, com 2%. O atual prefeito Álvaro Dias, que não pode disputar a reeleição por já estar no segundo mandato, foi citado por 1% e está na terceira posição na pesquisa espontânea.
Outros nove nomes foram citados, todos abaixo de 1%.
Chama a atenção o número de eleitores indecisos. Segundo o Instituto Exatus, 83% não sabem em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa. Por fim, 2% apontaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos.
A pesquisa Exatus/Agora RN, a 4ª deste ano do mesmo instituto, entrevistou 1.023 pessoas em Natal entre os dias 20 e 21 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.