BUSCAR
BUSCAR
Polêmica

Projeto em Natal autoriza político a ser vereador e deputado ao mesmo tempo

Proposta pode permitir acúmulo de cargos eletivos em Natal
Redação
09/09/2023 | 08:47

A Câmara Municipal de Natal aprovou na última quarta-feira 6, em 1º turno, um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que abre brecha para que um político seja vereador e deputado ao mesmo tempo. A aprovação ocorreu de maneira simbólica, à unanimidade dos vereadores presentes. 

Em resumo, o projeto autoriza que um vereador em Natal assuma mandato de deputado estadual ou federal, temporariamente, sem a necessidade de renunciar ao cargo na Câmara Municipal. Hoje, o acúmulo de mandatos não é permitido. A ideia é que, caso o mandato temporário na Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados cesse, o político possa restituir o posto de vereador. 

Vereadores Robson Carvalho (União Brasil) e Herberth Sena (PSDB) - Foto: Elpídio Júnior / CMN
Vereadores Robson Carvalho (União Brasil) e Herberth Sena (PSDB) - Foto: Elpídio Júnior / CMN

Pela proposta de emenda à Lei Orgânica, a regra só valeria para a hipótese de mandatos temporários, como no caso de um deputado precisar se licenciar por motivos de saúde e tenha um vereador como suplente. 

Autora da proposta, a vereadora Nina Souza (PDT) registra que, atualmente, há quatro vereadores que podem ter a chance de assumir um mandato de deputado a qualquer momento: Camila Araújo e Milklei Leite, que são suplentes de deputado federal de União Brasil e da federação PT-PCdoB-PV, respectivamente; e Robson Carvalho e Júlia Arruda, que são suplentes de deputado estadual de União Brasil e da federação PT-PCdoB- -PV, respectivamente. 

“Nesses casos, caso algum deputado adoeça ou tire licença particular, os vereadores não podem assumir interinamente, pois têm que renunciar. Com essa alteração na Lei Orgânica, eles poderiam ir e voltar ao término da licença”, destaca Nina Souza. 

Possível beneficiado com a emenda, Robson Carvalho (União Brasil) argumenta que o projeto tem precedentes em outras cidades, como em Fortaleza, e que o Supremo Tribunal Federal (STF) já deu decisões autorizando que um vereador possa assumir mandato de deputado sem precisar renunciar. 

Para começar a valer, o projeto precisa ser aprovado também em 2º turno e depois ser promulgado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica Municipal, não é necessária a sanção do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Após confusão com apresentação de projeto, vereadores ameaçam acionar Comissão de Ética

A aprovação do projeto em 1º turno, na última quarta-feira, gerou confusão entre os dois vereadores. Herberth Sena (PSDB) e Robson Carvalho (União Brasil) trocaram empurrões no plenário e a sessão precisou ser suspensa por 10 minutos para que os ânimos fossem contidos. 

Robson pode ser beneficiado pela proposta por ser suplente do União Brasil na Assembleia Legislativa. E Herberth é ligado ao deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), que pode perder o mandato na Casa e dar lugar a Robson em um outro processo que corre na Justiça Eleitoral. 

A confusão pode acabar na Comissão de Ética. Os dois parlamentares anunciaram que vão buscar possíveis imagens do atrito e querem responsabilizar um ao outro. 

Herberth Sena, que é contra o projeto, disse que Robson tentou agredi-lo, e ele reagiu. Já Robson declarou que a confusão começou porque ele decidiu impedir o colega de fotografar um livro de presença. Segundo Robson, o vereador queria a foto para “tumultuar” a sessão e forjar uma prova ilegal de que não havia supostamtente quórum para votar projetos. Ao tentar impedir Herberth de fazer a foto, Robson alega ter sido empurrado. 

A TV Câmara, que transmitia a sessão, não registrou imagens do conflito, apenas áudios. Os dois vereadores disseram que vão requisitar oficialmente se a TV tem algum registro da briga que não foi para o ar. 

O atual presidente da Comissão de Ética é o vereador Dickson Júnior (PDT). Ele disse não ter recebido nenhuma notificação formal sobre o episódio e que a comissão vai se pronunciar caso seja acionada oficialmente.

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou
Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana
10/12/2024 às 18:01
Rhalessa confirma candidatura à Presidência da Câmara de Parnamirim
Parlamentar busca fazer história como primeira mulher no cargo e conta com o apoio de oito vereadores, incluindo o atual presidente Wolney França
10/12/2024 às 05:22
Prefeito de Macaíba anuncia novo distrito industrial: “Retorno gigante”
Projeto visa geração de empregos e fortalecimento da economia local
10/12/2024 às 05:16
Fátima assina decretos para regulamentar lei de combate à corrupção no RN
Decretos fortalecem ética e integridade em contratações públicas e gestão estadual
10/12/2024 às 05:05
“Natal está vivendo momento de otimismo com grandes obras”, diz Felipe Alves
Vereador frisa obras como a engorda de Ponta Negra e terminal da Redinha como impulsionadores do turismo e da economia local
10/12/2024 às 05:02
Pacote de gastos fica ameaçado, e Lula promete destravar pagamentos
Presidente se reuniu com chefes do Congresso Nacional nesta segunda para discutir relação com Legislativo
10/12/2024 às 05:01
Rogerio critica valor do IVA previsto na reforma tributária: “é o maior do mundo”
Parlamentar aponta falhas no texto da regulamentação, critica alíquota de 28% e alerta para o impacto econômico da medida
09/12/2024 às 19:33
PT convoca manifestações para pedir a prisão de Bolsonaro e indiciados por golpe
Decisão consta de nota oficial emitida pelo Diretório Nacional do PT no último final de semana
09/12/2024 às 17:11
Dino nega pedido da AGU para mudanças nas novas regras para o pagamento de emendas
Ministro negou integralmente o pedido feito pela União
09/12/2024 às 13:33
Líder do governo diz que Lula não trabalha para satisfazer “ganância” do mercado
Declaração acontece em meio a críticas do setor financeiro após a divulgação do pacote de corte de gastos
08/12/2024 às 17:52