BUSCAR
BUSCAR
Investigação
Problemas cardíacos têm relação com vacinas com tecnologia de mRNA, diz OMS
Organização ressaltou que benefícios da imunização são superiores aos riscos
IG
10/07/2021 | 17:12

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um comunicado destacando que existe uma ligação “provável” entre casos de inflamação no coração e vacinação contra covid-19. Segundo o comunicado a relação acontece com vacinas que usam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) . No entanto, a Organização ressalta que os benefícios desses imunizantes superam os riscos.

Casos de miocardite – uma inflamação do músculo cardíaco – e pericardite – uma inflamação da membrana que envolve o coração – foram relatados em vários países, especialmente nos Estados Unidos. Segundo especialistas do Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da OMS, geralmente as notificações ocorreram nos dias seguintes à vacinação , com maior frequência em homens jovens e, especialmente, após a segunda dose das vacinas de RNA mensageiro contra covid-19.

A OMS concluiu que os dados “sugerem uma provável ligação causal entre a miocardite e as vacinas de RNA mensageiro” e explica que ocorrência imediata da miocardite e pericardite após a vacinação é geralmente leve e responde ao tratamento. Os benefícios da imunização são muito maiores que os possíveis riscos.

A Organização disse que um estudo está em curso para determinar os efeitos a longo prazo e especialistas continuarão a avaliar a situação para atualizar suas recomendações.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.