BUSCAR
BUSCAR
Coronavírus
Primeiro dia útil do comércio aberto em Natal tem filas e aglomerações
No bairro do Alecrim, coração do comércio popular da capital potiguar, o cenário foi de ruas lotadas durante todo o dia. Atividades comerciais da cidade foram retomadas após 105 dias paralisação
Redação
01/07/2020 | 04:59

Ruas lotadas, filas, transporte público lotado e descumprimento das regras de distanciamento social marcaram a reabertura das atividades comerciais de Natal nesta terça-feira (30), primeiro dia útil da retomada da economia após 105 de paralisação em decorrência das ações de controle da pandemia do novo coronavírus.

No bairro do Alecrim, coração do comércio popular de Natal, o cenário foi de ruas lotadas durante todo o dia. As imagens do fotojornalista do Agora RN, José Aldenir, mostram que a população aparentava despreocupação com a Covid-19.

Durante todo o dia, equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Procon fiscalizavam a abertura das atividades comerciais no bairro. Neste primeiro dia de abertura, o município permitiu a retomada de atividades de informação, comunicação e recursos humanos, salões de beleza e barbearias, além de estabelecimentos com até 300 metros quadrados e que tenham “porta para a rua”.

Entre as regras obrigatórias, as empresas tinham que garantir distanciamento entre as pessoas de cinco metros, não permitir a entrada de pessoas sem máscaras, disponibilizar de pontos com dispensadores de álcool em gel 70%, entre outras ações sanitárias.

Para as lojas de roupas, as regras proibiam o uso de provador, para evitar que os clientes vistam ou provem as roupas e acessórios.

Apesar das regras sanitárias, com as ruas lotadas, a população descumpria as regras de distanciamento. Além disso, parte das pessoas usava a máscara de forma errada, sem cobrir as áreas da boca e do nariz.

A retomada das atividades econômicas, após mais de 100 dias, faz parte do plano de retomada das atividades produtivas anunciado pela Prefeitura na última segunda-feira (29).

A segunda etapa de reabertura do comércio em Natal está prevista para acontecer dia 07 de julho. Serão abertas as comércio de móveis, eletrodomésticos, colchões, lojas de departamento e magazines não localizados dentro de shopping centers ou centros comerciais, entre outras atividades.

Até a segunda-feira (29), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Natal registrava 11.357 casos confirmados de Covid-19 e 416 mortes causadas em decorrência da infecção viral.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.