O vereador Raniere Barbosa (União Brasil) criticou a Prefeitura do Natal por falhas no sistema de irrigação nas praças reformadas na capital potiguar. Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira 3, o parlamentar apontou a necessidade de que todas as novas praças precisam de automação de irrigação.
“Como é que hoje a Prefeitura faz, e desculpe o ex-secretário [de Serviços Urbanos], que foi eleito vereador [Irapoã Nóbrega] fez praças belíssimas, mas sem automação. Significa que paisagismo e arborização não existem, porque a Prefeitura não tem estrutura operacional e orgânica para a sua manutenção”, disse o vereador, ao debater arborização de praças na Casa.
O vereador Raniere Barbosa relembrou que foi secretário de Serviços Urbanos na capital potiguar. “Nós tínhamos uma equipe permanente que, nas grandes praças, tinha manutenção fixa de um jardineiro terceirizado fazendo a manutenção. Nas praças novas, inclusive a primeira, como a Henrique Carloni, em Ponta Negra, que eu tive a oportunidade de executar, já tínhamos, naquela época, automação para irrigação”.
Já o vereador Robério Paulino (PSOL) revelou que, na Praça Henrique Carloni, o sistema de irrigação está lá até hoje, enterrado no chão, e está apodrecendo. “Está apodrecendo porque não é usado. Toda praça tem canalização por baixo, teve bombas que foram roubadas, casas e máquinas que foram quebradas e roubadas. É possível em Natal, desde que haja cuidado. Então concordo plenamente com o senhor, tem que repensar essa cidade, tem que ser repensada de cima a baixo”, complementou Robério.
Praças estão abandonadas pela Prefeitura do Natal: verdadeiros depósitos de lixo
Na sessão ordinária, o vereador Robério Paulino também criticou a Prefeitura do Natal pela falta de manutenção em praças nas zonas Norte e Oeste, por exemplo. “Muitas das praças, especialmente nas zonas mais abandonadas, são verdadeiros depósitos de lixo. As nossas praças, que deviam servir de locais de lazer, de encontro, de confraternização entre a população no final de semana, infelizmente, nossas praças são praças sem arborização, sem equipamentos de lazer. Isso tem que acabar”, pontuou.
Para o vereador, a falta de manutenção nas praças demonstra o atraso da cidade em termos de urbanização. “Então, já que a Prefeitura do Natal não cuida como deveria cuidar, apresento projeto que propõe que uma pessoa, ou um grupo de pessoas, possa adotar aquela praça e cuidar daquela praça. Já existiram iniciativas em Natal nessa direção. Esse projeto existe em muitas cidades, mas queremos que uma pessoa ou um grupo de pessoas possa, de fato, adotar aquela praça e, numa parceria com o Poder Público, exigir equipamentos urbanos”.
De autoria de Robério, o PL nº 512/2023, que institui o Projeto Voluntário Amigo da Natureza, voltado à revitalização de praças, canteiros e bosques no município de Natal, foi aprovado pelos vereadores. A proposta busca mobilizar a comunidade para contribuir com a preservação de áreas verdes urbanas.
Além disso, Robério Paulino lidera o projeto “Arboriza Natal”, que distribui gratuitamente mudas de árvores para a população. No últimos quatro anos, produziu em parceria com a UFRN cerca de 250 mil mudas de árvores.