BUSCAR
BUSCAR
Ambiente
Planta Natal planeja ação ambiental no Dia da Árvore
A ideia é plantar árvores nativas adultas e floríferas na entrada de Natal, na BR-101.
Redação
15/09/2023 | 18:00

O projeto Planta Natal planeja uma ação ambiental no próximo dia 21 de setembro, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nessa data. A ideia é plantar árvores nativas adultas e floríferas na entrada de Natal, na BR-101. A finalidade da arborização, com foco na sensibilização ambiental, é a reposição de espécies no trecho, favorecendo a avifauna e provocando o embelezamento da via.

As árvores serão doadas pela iniciativa privada, por meio de uma ação de fomento à arborização urbana e responsabilidade ambiental. São espécies nativas floríferas de grande porte, alta resistência de tronco e copa tipo leque ou elíptica vertical. Está previsto o plantio de 12 árvores com altura entre 4m e 6m e DAP 5, sendo três Ipês-amarelo, dois pau-cigarra (amarelo), três jacarandás (roxo) e quatro pau-formiga (vermelho). A área de plantio é o canteiro central da BR-101, do anfiteatro do Campus Universitário ao viaduto de Ponta Negra, com distância média de 950m.

“O propósito do dia da árvore é sensibilizar as pessoas sobre a importância das árvores no meio urbano e essa ação tem esse propósito, além da reposição das árvores ao longo da BR 101, embelezando a entrada da cidade com árvores floríferas”, afirma a secretária Executiva de Natal e coordenadora do projeto Planta Natal, Danielle Mafra.

O processo durará seis dias, com ações prévias de visita técnica de avaliação, limpeza, preparo do plantio, abertura de berços e elaboração de croqui de locação de plantio. Será realizada, ainda, reunião técnica de alinhamento com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um plantio de simulação prévio à ação para validação dos processos.

A ação integrada envolverá a equipe do Planta Natal, vinculado à Secretaria Executiva de Projetos Especiais (Segepe), além das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Mobilidade Urbana (STTU), Comunicação Social (Secom), Urbana e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Planta Natal

Desde a sua implementação em 2019, o Planta Natal registra o plantio de 15.736 árvores nativas nas quatro zonas administrativas de Natal. A meta é plantar 20 mil mudas até o término da atual gestão municipal, e, com isso, incrementar, de forma ordenada e adequada, a massa arbórea da cidade, promovendo o aumento da diversidade vegetal implantada nos espaços públicos, garantindo para a população melhor qualidade de vida, por intermédio da requalificação de espaços urbanos, prioritariamente nas áreas verdes públicas dos bairros com arborização insuficiente.

O plantio da vegetação na área urbana de Natal trará melhoria microclimática; ou seja, as árvores, por meio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; reduzem a velocidade dos ventos, aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar das cidades, amenizam a poluição atmosférica e acústica, além de protegerem o solo e a fauna. A ação, além do benefício estético, trará conforto térmico para a cidade, favorecendo cada vez mais a valorização das pessoas.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.