24/02/2023 | 00:09
Tragédia que ceifou vidas e deixou milhares de pessoas desabrigadas, as fortes chuvas que atingiram o litoral Norte de São Paulo geraram comoção em todo território nacional. As cidades de São Sebastião e arredores foram vítimas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), das maiores precipitações da história no País no último final de semana. Com atuação na região, a Petrobras vem atuando com Responsabilidade Social junto às comunidades afetadas.
Por meio da subsidiária Transpetro que mantém operações na região, a companhia tem feito doações de itens de alimentação, higiene e limpeza para as vítimas. As doações são realizadas por meio do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião e transportados por helicópteros até comunidades que se encontram isoladas.
A empresa também disponibilizou combustível de aviação, bases de apoio, equipamentos e equipes para apoiar as autoridades no resgate das vítimas e nos esforços de recuperação da região. “Somos solidários com as famílias das vítimas e estamos mobilizando todo o apoio possível para auxiliar os municípios afetados”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
A companhia também vem realizando inspeções nas instalações locais da Transpetro para garantir a integridade e a segurança dos dutos. O atendimento ao mercado segue sendo realizado com segurança. A companhia também está mobilizando recursos para doação de cestas básicas, colchões e itens de suprimento para a comunidade; e lançou uma campanha de voluntariado para que os empregados da Transpetro e da Petrobras possam contribuir com doações para as vítimas. A companhia permanece avaliando futuras ações adicionais para atendimento aos desabrigados.
Segundo o presidente da Petrobras, foram enviados também apoio para serviços de logística e de equipamentos, como o apoio logístico por meio de embarcações do Terminal de São Sebastião para entrega de doações do Fundo Social de Solidariedade para comunidades isoladas. Além disso, também foram doados 15 mil litros de QAV (combustível de aviação) para abastecimento dos helicópteros que estão resgatando as vítimas.
Ainda de acordo com a Petrobras, houve a disponibilização de heliponto do Terminal de São Sebastião para suporte de equipes de contingência (pilotos, policiais militares, defesa civil, etc.);infraestrutura do Terminal para suporte às equipes de contingência (pilotos, policiais militares, defesa civil, etc) e também o fornecimento de retroescavadeiras para desobstrução de vias e liberação de acesso às áreas isoladas.
SITUAÇÃO DOS DUTOS
Os Terminais de São Sebastião, Santos e Cubatão operam normalmente. Os dutos OSPLAN (derivados entre São Sebastião e Planalto) e OSVAT (petróleo entre São Sebastião e REVAP/REPLAN) foram inspecionados e tiveram a operação restabelecida nesta terça-feira (21/2).
O duto OSBAT (petróleo entre São Sebastião e RPBC/RECAP) permanece com inspeções em andamento e inoperante até que todas as ações necessárias sejam tomadas para a retomada segura das operações. A companhia mantém alternativas de suprimento por meio dos demais terminais e oleodutos, portanto, não há impacto para o atendimento ao mercado.
Doações realizadas até o momento:
- Mais de 1300 litros de água mineral para São Sebastião e 300 litros de água para Camburi;
- 600 litros de leite;
- 100 pacotes de leite em pó;
- 120 pacotes de achocolatado;
- 2700 absorventes;
- 3600 fraldas;
- 100 pacotes de lenços umedecidos;
- Mais de 400 rolos de papel higiênico;
- 160 pacotes de sabão em pó;
- Mais de 1000 litros de água sanitária;
- 100 unidades de pano de chão.