Funcionários terceirizados de empresas que prestam serviços no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, iniciaram uma paralisação que causou atrasos nos voos em Natal, no Rio Grande do Norte. O protesto teve início durante a madrugada desta terça-feira, dia 3 de outubro, em resposta à proibição do uso de celulares nas áreas de carga e descarga dos terminais durante o expediente de trabalho.
De acordo com informações da concessionária GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, “devido à paralisação de parte dos trabalhadores terceirizados que atuam no pátio, e em razão da greve do metrô e CPTM, nesta terça-feira 03, foi implementada uma operação em contingência”.
Os funcionários alegam que foram pressionados a assinar um documento que restringe o uso de celulares, mesmo discordando da decisão da concessionária que gere o aeroporto.
Relatos de passageiros nas redes sociais indicam que os protestos impactaram a entrega de malas e bagagens durante a manhã. A concessionária orienta os passageiros a entrarem em contato com as companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre o status dos voos.
As companhias aéreas Gol e Azul informaram que os voos não foram afetados, com chegadas e partidas operando normalmente. No entanto, ao acessar a página de algumas empresas, há voos partindo de Natal para Guarulhos com duas horas de atraso.