BUSCAR
BUSCAR
Serviços

Obras da segunda etapa do Pró-Transporte avançam na Zona Norte de Natal

Moema Tinoco e Tocantínea recebem intervenções; prazo para conclusão é março de 2024
Nathallya Macedo
24/10/2023 | 02:00

A segunda fase das obras do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) teve os serviços retomados na Zona Norte de Natal. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), os recursos para finalização desta e da terceira etapa estão garantidos.

Aguardada há anos pela população da Zona Norte, a segunda etapa contempla a finalização da duplicação da Av. Moema Tinoco e da Av. Tocantínea, com construção de rotatória para melhorar o trânsito de uma avenida para a outra. Essa parte da obra tem previsão para ser concluída em março de 2024, conforme afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT) em abril.

Recomeço Obras Pró Transportes Av Moema Tinoco Zona Norte (49)
Pró-Transporte representa um marco significativo para a mobilidade urbana na Grande Natal. Foto: José Aldenir / Governo do RN

De acordo com a SIN, o Pró-Transporte não está incluído no Novo PAC, anunciado pelo governo federal, mas o Ministério das Cidades já garantiu ao Governo do RN que haverá a liberação de verbas tanto para a conclusão da segunda etapa, quanto para o desenvolvimento e execução do projeto da terceira etapa.

Segundo a pasta, os recursos serão liberados conforme demanda. Neste momento, está sendo finalizada a segunda etapa, com recursos federais e contrapartida do Estado. “Não há como precisar os valores porque eles vão se alterando por causa do pagamento de algumas indenizações por desapropriações de imóveis”, informou a secretaria. Após a finalização da segunda etapa, a licitação para a terceira já deve ser lançada.

A obra do Pró-Transporte foi iniciada há 18 anos e foi dividida em três etapas, sendo que apenas a primeira está concluída – o viaduto da Redinha e as obras na avenida Moema Tinoco. Em visita ao RN no mês de maio, o ministro das Cidades Jader Barbalho Filho garantiu a liberação de R$ 70 milhões que serão aplicados na terceira fase do projeto. Etapa essa que tem previstas construções na Avenida das Fronteiras.

O Pró-Transporte é um programa que se originou no Ministério das Cidades e tem como finalidade o financiamento de projetos de infraestrutura de transporte coletivo urbano, envolvendo a construção de obras viárias destinadas a aprimorar a circulação de veículos e pedestres nas áreas públicas dos municípios.

O projeto representa um marco significativo para a mobilidade urbana na Grande Natal. Ao atingir a fase de conclusão, o sistema viário abrangerá uma população de mais de 400 mil habitantes, abrangendo tanto a capital potiguar quanto os municípios da Região Metropolitana.

Detalhamento

Conforme informou a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN), a segunda etapa do Pró-Transporte está dividida em dois eixos, sendo denominado em Meta 2A (Av. Moema Tinoco) e Meta 2B (Av. Tocantínea).

Na Meta 2A será realizado a duplicação em toda a extensão da Av. Moema Tinoco (1,50 km), incluindo a implantação de paradas de ônibus com abrigo de passageiros, passeio (calçadas) e ciclovia.

Já a Meta 2B inclui a Av. Tocantínea, que encontra-se com grande parte dos serviços de duplicação executados, faltando duplicar dois trechos (Encontro com a Av. Moema e o Acesso ao Ginásio Nélio Dias). Além disso, falta a conclusão da alça “D” do viaduto das Fronteiras, sendo este em execução.

Meta 2A – Av. Moema Tinoco 1,50 km de extensão

1 – Elaboração do Projeto Executivo de Engenharia (Executado)
2 – Desapropriação (Em Execução)
3 – Terraplenagem (Em Execução)
4 – Drenagem (A iniciar)
5 – Pavimentação (A iniciar)
6 – Sinalização (A iniciar)
7 – Serviços Complementares (A iniciar)
*Para conclusão da obra os serviços seguem ordem para serem executados;

Meta 2B – Av. Tocantínea 3,50 km de extensão

1 – Elaboração do Projeto Executivo de Engenharia (Em Execução)
2 – Desapropriação (Executado)
3 – Terraplenagem (A iniciar)
4 – Drenagem (Em Execução)
5 – Pavimentação (A iniciar)
6 – Sinalização (A iniciar)
7 – Serviços Complementares (A iniciar)
8 – Iluminação Pública (Em execução)
*Para conclusão da obra os serviços seguem ordem para serem executados.

Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais
Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
19/04/2024 às 14:14
Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.